"O jardim secreto de Mariana" vislumbra uma radiografia das fraturas humanas quando estas são desafiadas nas relações afetivas

 

 
Estreou na última quinta-feira (30) nos cinemas "O jardim secreto de Mariana" (2021), o novo longa-metragem do diretor brasileiro Sergio Resende (Guerra dos Canudos, Zuzu Angel), estrelado pela atriz Andréia Horta e pelo ator Gustavo Vaz. A narrativa com várias sequências filmadas no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, tem como foco a relação entre o casal Mariana e João - respectivamente interpretados pelos já citados -, quando são sacudidos por conflitos profundos do ciclo da vida-morte-vida. 

Sob o olhar do personagem João que se intercala na linha cronológica entre flashbacks do passado e o presente, o público testemunha a rotina harmoniosa do casal na fazenda em que viviam e produziam alimentos e plantas orgânicas. Assim como, o reencontro depois de cinco anos separados em que é visível o efeito visceral que cada um reverbera no outro, tal como, o desfiladeiro de emoções expressos por ambos sobre as feridas ainda não cicatrizadas.

Cercado por uma natureza exuberante, silenciosa e limpa em contraste com a cidade barulhenta e poluída, a narrativa se constrói através da metáfora do ato de plantar, seja os alimentos para ingerir, as sementes do afeto em uma relação, como também a nova vida, ou seja, a maternidade. Esse último, é o desejo pulsante da personagem Mariana que repete diversas vezes ao longo do filme sua vontade em ser mãe. 

Todavia, o destino nem sempre reserva aquilo que se anseia. No caso, o parceiro João é surpreendido com o diagnóstico de infertilidade, e com isso, os pilares da relação afetiva entre os dois são postos à prova. De tal maneira que observa-se um personagem masculino em um processo de transição, ou seja, uma tentativa de deixar para trás a imposição da demonstração da virilidade masculina, da violência e da possessão em relação à mulher, para incorporar a incapacidade do homem em lidar com suas próprias fraquezas e vulnerabilidades.

Isto posto, o filme contempla com delicadeza uma radiografia das fraturas humanas quando estas são arremessadas no poço sem fundo da existência, e como buscar força para emergir para a vida. Mesmo que o roteiro utiliza-se de certos apetrechos na previsibilidade dos acontecimentos, há de salientar o deleite em desbravar o amor, a cumplicidade e as frustrações desse casal em "O jardim secreto de Mariana". 
CineBliss****

Ficha técnica: 

O jardim secreto de Mariana (O jardim secreto de Mariana)
Brasil, 2021
Direção: Sergio Resende
Roteiro: Sergio Resende, Maria Resende
Produção: Erica Iootty
Elenco: Andreia Horta, Gustavo Vaz, Denise Weinberg, Paulo Gorgulho 

Comentários