#CineBlissnoLAR - Dicas de títulos que penetram na alma de modo visceral

 

No bailado do universo cinematográfico, as dicas do #CineBlissnoLAR desta semana reluzem para clássicos do cinema, jornadas que penetram na alma de pura comoção e um documentário sobre um dos grandes tabus femininos: a menstruação. Para acessar a lista com todos os títulos, clique em: #CineBlissnoLAR

1 - Cafarnaum (Capharnaüm) 
 
Direção: Nadine Labaki 
Líbano, 2018
Disponível em: Prime Video 
Detalhes: Um menino de 12 anos decide entrar na justiça contra seus pais pelo motivo de tê-lo colocado no mundo, uma vez que a família inserida dentro de um contexto de extrema miséria o lhe incumbiu de cuidar dos irmãos mais novos, além da vivência na rua e com os refugiados.


2 - Gritos e Sussurros (Viskningar Och Rop)

Direção: Ingmar Bergman
Suécia, 1979
Disponível gratuitamente em: Youtube
Detalhes: Uma mulher bem debilitada recebe os cuidados de duas irmãs e mais uma empregada em uma casa de campo. Nesse local, cada uma dessas mulheres são arrebatadas por conflitos internos oriundos das profundezas da alma de cada uma.

3 - Absorvendo o tabu (Period. End of Sentence.)

Direção: Rayka Zehtabchi
Estados Unidos, 2018
Disponível em: Netflix 
Detalhes: O documentário situado em uma região rural de Delhi, apresenta o estigma sobre a questão da menstruação e como isso repercute na vida dessas mulheres e jovens através de problemas de saúde.  Quando uma máquina de fabricação de absorvente é instaurada no local, elas aprendem a fabricar e comercializar o material de higiene pessoal. 
 

4 - O garoto de bicicleta (Le Gamin au Vélo)
 
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Bélgica, 2011
Disponível em: Reserva Imovision
Detalhes: Um adolescente abandona pelo pai em um orfanato encontra uma amostragem de acolhimento e amor ao lado de uma mulher cabeleireira. Enquanto tal, o jovem tem certas demonstrações de raiva por conta da rejeição paterna.
 

 
5 - Disque M para matar (
Dial M for Murder)
 

Direção: Alfred Hitchcock 
Estados Unidos, 1954
Disponível em: HBO Max
Detalhes: Um ex-tenista profissional contrata um antigo amigo da faculdade para estrangular sua esposa com intuito de herdar seu dinheiro e vingar-se de uma traição dela no passado. No entanto, o plano saí errado e o marido tenta de todas as formas contornar a história para proveito próprio.  
 

Comentários