45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - "Lua Azul" transborda os grilhões das opressões em relação às mulheres

 

"Lua Azul", é a estreia em direção de longa-metragem da realizadora romena Aline Grigore, e também um dos títulos que fazem parte da programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na sessão Competição Novos Diretores. Por meio de uma trama agitada e repleta de diálogos inflamados, tem-se a protagonista Irina (Iona Chitu), uma jovem que anseia em ingressar no ensino superior na cidade de Bucareste como uma forma de livrar-se de sua família calcada pela violência. 

Imersa em suas próprias descobertas referentes à sua idade e as responsabilidades que lhe são direcionadas, Irina precisa lidar cotidianamente com insultos, agressões e autoritarismo de homens que insistem em apertar com força os grilhões de opressões às mulheres relegando à elas a submissão e o silêncio.

"Lua Azul" vislumbra com audácia um micro diagnóstico de uma sociedade patriarcal que encara a mulher como extensão e propriedade do homem. Haja visto que, tanto a personagem de Irina quanto de sua irmã terem como obrigações destinarem suas capacidades intelectuais e o corpo à família, e não para usufruto de protagonizarem as suas próprias jornadas.

Segue abaixo as datas, horários e lugares de exibição do filme "Lua Azul" que também pode ser conferida na plataforma da Mostra Play. A 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 21 de outubro a 03 de novembro. Para maiores informações acesse o site: 45 Mostra
CineBliss

Datas e horários
23/10 (sábado) - 14h00 - Espaço Itáu Augusta
29/10 (sexta-feira) - 16h20 - Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca

Comentários