CineBliss destaca as estreias de cinema desta semana


1- Meu bebê (Mon Bébé)

A sensação de ninho vazio vivenciada por alguns pais após anos de dedicação aos filhos costuma estar ligada por um emaranhado de emoções, tanto pelo sentimento de dever cumprido quanto pela insegurança e medo da solidão. No caso da comédia francesa que estreia hoje, "Meu bebê" (2019), da diretora Lisa Azuelos (Rindo à toa), a jornada de separação além de ser nutrida pelos conflitos citados acima, também lança luz para uma relação entre mãe e filha harmoniza e afetuosa, por meio de uma narrativa com uma alta dosagem de senso de humor e sensibilidade.

A total dedicação materna é corporificada pela personagem Héloise (Sandrine Kiberlain), que após o divórcio cuidou dos três filhos sozinha. Quando a filha mais nova de 18 anos, Jade (Thais Alessandrin), decidi mudar-se da França para o Canadá para continuar os estudos, a protagonista vê-se imersa num processo de recordar do passado por meio de flashbacks, aproveitar o máximo de tempo ao lado da caçula gravando vídeos no celular da rotina das duas e, principalmente, temerosa em colocar-se em primeiro plano de sua própria vida depois de tantos anos focada apenas na prole. 



2- No coração do mundo (No coração do mundo) 



A periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi cenário recentemente do filme "Temporada" (2018), de André Novais Oliveira, e novamente, ganha espaço em mais uma narrativa cinematográfica no longa-metragem "No coração do mundo" (2019), dos diretores Gabriel Martins e Maurílio Martins, com estreia hoje nas principais salas de cinema do país. 

Nesse ambiente com pessoas que todos os dias fazem o ritual da ida ao trabalho para garantia de sobrevivência, encontra-se o personagem Marcos (Leo Pyrata), um homem que mora com a mãe, faz alguns bicos e comete alguns delitos. Ao ser convidado pela amiga Selma (Grace Passô) para executar um plano que pode mudar a vida de todo os envolvidos, ele precisará convencer sua namorada Ana (Kelly Crifer), para juntar-se à dupla.

Com um trabalho de montagem bem estruturado, o filme "No coração do mundo", propicia um mergulho na realidade e no cotidiano desses moradores de Contagem, que exaustos pelo trabalho precisam lidar com a violência iminente e encontrar acolhimento uns nos outros. São vários personagens expondo seus dilemas, conflitos e alegrias, cujo denominador comum está no sonho de possuírem melhores condições de vida. 



3- Os dois filhos de Joseph (Deus fils)


A relação entre pai e filhos vez ou outra é retratada no cinema por meio de diversos artifícios e camadas muito particulares, no caso do filme francês "Os dois filhos de Joseph" (2018), que estreia nesta quinta-feira (01), o tema é nutrido pela tessitura das relações familiares em que cada membro busca consolar um ao outro frente às adversidades da vida, de um modo divertido, afetuoso e, em alguns momentos, um tanto quanto confusos. 
 
Dirigido por Félix Moati, o longa-metragem parte do ponto de vista do adolescente Ivan (Mathieu Capella), em sua admiração tanto pelo pai Joseph (Benoît Poelvoorde), quanto pelo irmão mais velho, Joachim (Vincent Lacoste). Todavia, ao descobrir que a figura paterna abandonara a carreira de sucesso como médico para se tornar um escritor e, o irmão está prestes a perder o ano letivo na faculdade de psiquiatria, Ivan começa a questionar se talvez esses dois exemplos de homens não sejam os mais apropriados. 

4 - A última loucura de Claire Darling (La dernière folie de Claire Darling)


Chega hoje nos cinema o filme francês "A última loucura de Claire Darling" (2018), da diretora Julie Bertuccelli (Desde que Otar partiu, A Árvore), estrelado por nada menos que a atriz francesa Catherine Deneuve ao lado da filha, Chiara Mastroianni. As duas que já interpretaram juntas em obras como "Bem-amadas" (2011), de Christopher Honoré e "Um conto de Natal" (2008), de Arnauld Desplechin, apresenta nesta recente narrativa uma conturbada relação de mãe e filha, respectivamente nas personagens, Claire Darling e Marie.  

Filmado praticamente em uma única locação, numa mansão em Verderonne, uma pequena aldeia francesa na região do Rio Oise, a trama é centrada em apenas um dia da vida de Claire Darling. A protagonista, acredita ser as últimas 24 horas de sua jornada e como numa forma de aceitar seu destino, ela decide vender todos seus móveis e objetos no gramado de sua casa, num belo dia de verão. 

Logo, sua filha Marie que não à vê há 20 anos, é avisada por uma amiga de infância sobre as vendas e, resolve visitá-la para saber os motivos desse ação e tentar impedir essa loucura. Nesse encontro nem tão amigável, as duas começam a ter flashes com fragmentos de memórias de cada uma sobre um passado cercado de luxo e submerso num evento trágico. 

Comentários