"Os dois filhos de Joseph" busca acolher o universo masculino frente às adversidades da vida


A relação entre pai e filhos vez ou outra é retratada no cinema por meio de diversos artifícios e camadas muito particulares, no caso do filme francês "Os dois filhos de Joseph" (2018), que estreia nesta quinta-feira (01), o tema é nutrido pela tessitura das relações familiares em que cada membro busca consolar um ao outro frente às adversidades da vida, de um modo divertido, afetuoso e, em alguns momentos, um tanto quanto confusos.

Dirigido por Félix Moati, o longa-metragem parte do ponto de vista do adolescente Ivan (Mathieu Capella), em sua admiração tanto pelo pai Joseph (Benoît Poelvoorde), quanto pelo irmão mais velho, Joachim (Vincent Lacoste). Todavia, ao descobrir que a figura paterna abandonara a carreira de sucesso como médico para se tornar um escritor e, o irmão está prestes a perder o ano letivo na faculdade de psiquiatria, Ivan começa a questionar se talvez esses dois exemplos de homens não sejam os mais apropriados. 

Partindo desse pressuposto, o filme mescla uma narrativa entre a comédia e o drama, e apresenta os conflitos vivenciados por cada um desses personagens, quando percebem que a vida não responde às suas aspirações. Os diálogos construídos em tom de melancolia com um certo grau de esperança, expressam as ambições esquecidas, as inquietações e os anseios desses homens. Porém, do meio para o final o roteiro perde um pouco a qualidade e traduz uma repetição das mesmas angustias dos personagens.

"Os dois filhos de Joseph", ao contextualizar um ambiente de predomínio da figura masculina, representa a imagem feminina como uma espelho para inúmeras inseguranças desses homens, seja em Ivan  em utilizar de vários subterfúgios para tentar conquistar a menina mais popular do colégio, ou o irmão que ainda não conseguiu superar uma separação amorosa. Um retrato maduro das fragilidades masculinas em três diferentes estágios da vida (adolescência, juventude e adulta).
CineBliss***



Ficha técnica:

Os dois filhos de Joseph (Deux Fils)
França, 2018
Direção: Félix Moati 
Roteiro: Félix Moati, Florence Seyvos
Produção: Pierre Guyard
Fotografia: Yves Angelo
Montagem: Simon Birman
Elenco: Benoît Poelvoorde, Vincent Lacoste, Mathieu Capella

Comentários