Confira as dicas do CineBliss para as estreias no cinema desta semana


1- Simonal (Simonal)

Chega hoje nos cinemas o drama biográfico de uma das maiores vozes da música brasileira "Simonal" (2019), do diretor Leonardo Domingues. Baseado na vida do charmoso e carismático cantor Wilson Simonal (Fabrício Boliveira), o filme retrata a ascensão do músico de origem podre até a sua derrocada financeira e ostracismo.

Simonal, ao mesmo tempo que conquista o palco e o coração do público brasileiro, adquiri riqueza e o gosto por desfiliar ao lado de mulheres bonitas e carros caros. Por conta de sua gastança desenfreada, o cantor ameaça seu contador e acaba tendo seu nome envolvido com o DOPS. O filme é embalado por canções de grande sucesso de Simonal como "Nem Vem Que não Tem", "Mamãe Passou Açúcar em Mim" e "Balanço Zona Sul".


2- Rafiki (Rafiki) 


O filme queniano "Rafiki" (2018), censurado em seu próprio país por se tratar de uma temática LGBTQ e aclamado em Cannes na mostra Un Certain Regard, chega nesta quinta-feira (08) nas principais salas de cinema do país. Baseado no conto "Jambula Tree" da premiada escritora ugandense Monica Arac Nyeko, o longa-metragem dirigido por Wanuri Kahiu, aborda o tema da amizade e amor das jovens Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva), residentes de um conjunto habitacional em Nairobi.

O Quênia, país localizado no continente africano, ainda sofre com uma legislação extremamente conservadora em relação aos diretos homossexuais cuja opção é proibida e penalizada por leis quenianas. Nesse ambiente repressivo, o drama acolhe a jornada dessas duas garotas que ao despertarem para a força do desejo e afeição uma pela outra, ousam em desafiar os padrões locais e resistir contra as ameaças dos familiares.
Leia mais em: Rafiki

3- Mulheres armadas, homens de lata (Rebelles)

O empoderamento feminino tão em voga nos dias atuais é o estopim para a comédia francesa "Mulheres armadas, homens de lata" (2019) que estreia hoje nos cinemas. Dirigido por Allan Mauduit, o filme é um grito de resistência de três mulheres Sandra (Cécile De France), Marilyn (Audrey Lamy) e Nadine (Yolande Moreau) unidas pelo assassinato acidental do patrão abusivo de uma fábrica de atum.

Ao mexerem no escritório do defunto, elas deparam-se com uma mala cheia de dinheiro. Por estarem desesperadamente em condições financeiras precárias, elas decidem roubar o montante e enlatar o corpo do cadáver. Porém, os donos do dinheiro, um grupo de gangster, vão atrás das responsáveis pelo roubo e, as latas contendo os restos mortais do chefe são entregues para uma instituição de caridade. Esses eventos são os nutrientes para uma tremenda e divertida confusão.


  4- Retrato do amor (Photograph) 


O diretor indiano Ritesh Batra, responsável pelo sucesso "Lunchbox" (2013), lança hoje nos cinemas brasileiros seu mais recente trabalho "O retrato do amor" (2019). O romance nutrido pelas surpresas do destino, narra o encontro fortuito do fotógrafo de rua em Mumbai, Rafi (Nawazuddin Siddiqui) com a estudante de contabilidade, Miloni (Sanya Malhotra).

Rafi, pressionado pela  avó para se casar, decidi convidar a estranha Miloni a se passar como sua noiva, após tirar um retrato dela. A tímida e insegura jovem aceita a proposta do fotógrafo. Ao darem asas a esse arranjo, os dois começam a ter encontros rotineiros ao lado da avó tagarela e, por meio disso, embarcam numa jornada que os transformará por toda a vida.

Mediante o romance agridoce sem clichês melodramáticos, "Retrato do amor", também é um retrato da realidade dos moradores de Mumbai cercados pelas discrepâncias sociais. Se por um lado, Rafi oriundo de uma família podre de uma vila indiana, é compelido à um trabalho exaustivo no sol como fotógrafo, dividir a moradia com outras pessoas e destituído de sonhos. Miloni conta com a oportunidade de estudar, o conforto da casa dos pais - com empregada doméstica - e, o anseio dos genitores de casar-se com um homem da mesma classe social.


5- Não mexa com ela (Isha Ovedet)


Estreia hoje nas principais salas de cinema do país o filme israelense "Não mexa com ela" (2018), da diretora Michal Aviad (Invisível). O drama é centralizado na jornada da personagem Orna (Liron Ben-Shlush), uma mãe de três filhos que ao observar as dificuldades do marido em sustentar a casa sozinho, decidi voltar ao mercado de trabalho.

Em seu novo ambiente profissional, Orna em pouco tempo começa a se destacar e, logo, é laureada com uma promoção. No entanto, a satisfação de ganhar o próprio dinheiro contradiz com os constantes assédios sexuais cometidos pelo chefe. Nesse confronto com o caráter repressivo do poder aplicado contra as mulheres, Orna precisará batalhar com todas as forças para romper com comportamentos machistas e recuperar sua dignidade.


Comentários

Postar um comentário