Sugestões do CineBliss de estreias para curtir no cinema


1-Atentado ao Hotel Taj Mahal (Hotel Mumbai)

O filme que estreia hoje nos cinemas, "Atentado ao Hotel Taj Mahal" (2018), do diretor Anthony Maras (The Palace), é baseado em fatos reais sobre os ataques terroristas que ocorreram em 2008, no famoso Hotel Taj Mahal em Mumbai, na Índia. 

Em meio ao caos e ao medo, o longa-metragem centraliza o drama nos personagens Hemant Oberoi (Anupam Kher), chef de cozinha e no garçom, Arjun (Dev Patel), cujos atos de coragem e heroísmo ajudam a salvar várias vidas. Ao mesmo tempo, há o casal de hóspedes David (Armie Hammer) e Zahra (Nazanin Boniadi) que lutam para proteger o filho recém-nascido.

O contraste das desigualdades sociais torna-se pano de fundo para uma história que preza pela tensão e cenas de intensa violência. Cada ruído de tiro ou de respiração de um personagem, evidencia o terror envolvendo esse tipo de ato e, para reforçar essa sensação, as imagens do filme assemelham-se com a possível realidade vivida pelas pessoas dentro do luxuoso hotel. 



2-Estou me guardando para quando o Carnaval chegar (Estou me guardando para quando o Carnaval chegar)


O documentário brasileiro "Estou me guardando para quando o Carnaval chegar" (2019), do diretor Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus; Joaquim), exibido na Mostra Panorama no Festival de Berlim 2019, estreia hoje nas principais salas de cinema do país. Ambientado no sertão do agreste pernambucano, especificamente na cidade de Toritama, considerada a capital do jeans, o registro parte das memórias do passado do local relatadas pelo narrador para comparar a transformação ocorrida no local.

Se na nostálgica lembrança, Toritama era uma comunidade de vida pacata, voltada para agricultura e rodeada pelo silêncio, o presente desponta-se para um ambiente cercado de pequenas garagens, com homens, mulheres e adolescentes, fabricando, costurando e customizando jeans. Essas 'facções', como são chamadas, dão vazão para os ruídos constantes e angustiantes dessa exaustiva linha de produção. 

3- Inocência Roubada (Les Chatouilles) 


Baseado na obra original de Andrea Bescond e Eric Metayer, o filme francês "Inocência Roubada" (2018), estreia hoje nas principais salas de cinema do país. Selecionado na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2018, o longa-metragem detalha a jornada da dançarina Odette (Andrea Bescond) quando decidi olhar para seu passado traumático em sessões de terapia. Aos oito anos, a menina que adorava desenhar e dançar começou a ser vítima de abuso sexual cometido pelo vizinho e amigo íntimo da família.

Sem relatar aos pais essa experiência dolorosa quando criança, Odette, na vida adulta busca na dança uma forma de extravasar toda sua dor e como instinto de sobrevivência. Por sua vez, ao revisitar essas memórias ao lado da terapeuta, ela lança luz sobre essa violência e tenta cicatrizar as feridas.

Em uma mistura de lembrança cruel e realista com fantasia, flashbacks e terapia, "Inocência Roubada", é guiado por uma montagem fragmentada e ágil que desenha com intensidade o sofrimento de uma criança frente à esse tipo de agressão. Haja visto que a própria diretora Andrea Bescond, tenha sido vítima na infância de abuso sexual. 
Leia mais em: Inocência Roubada

Comentários