8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba - O documentário "Estou me guardando para quando o Carnaval chegar" é uma radiografia das engrenagens do capitalismo que mescla humor com crítica social



Produtores de "Estou me guardando para quando o Carnaval chegar": João Vieira Jr e Nara Aragão

Com a sala de cinema cheia na noite de ontem (09), no Cine Passeio, o CineBliss conferiu o documentário brasileiro "Estou me guardando para quando o Carnaval chegar" (2019), do diretor Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus; Joaquim), que fez parte da Mostra Panorama no Festival de Berlim 2019. Ambientado no sertão do agreste pernambucano, especificamente na cidade de Toritama, considerada a capital do jeans, o documentário parte das memórias do passado do local relatadas pelo narrador para comparar a transformação ocorrida no local. 

Se na nostálgica lembrança, Toritama era uma comunidade de vida pacata, voltada para agricultura e rodeada pelo silêncio, o presente desponta-se para um ambiente cercado de pequenas garagens, com homens, mulheres e adolescentes, fabricando, costurando e customizando jeans. Essas 'facções', como são chamadas, dão vazão os para ruídos constantes e angustiantes dessa exaustiva linha de montagem. 

A câmera acompanha de perto alguns moradores locais em seus rituais de trabalho como garantia de sobrevivência. Em suas rotinas, eles demonstram a força física necessária para aguentar mais de 12 horas nessa produção constante, relatam a vantagem de trabalhar como autônomos e seus possíveis sonhos - na maioria em ser dono de suas próprias fábricas. Observa-se nesse cenário, a ausência de horas de lazer, com exceção para os feriados de final de ano ou Carnaval. 

O roteiro constrói de modo eficaz uma mescla de crítica social com humor, se por um lado os moradores dedicam todo seus tempos para o trabalho - numa didática radiografia das engrenagens do capitalismo -, do outro lado, no período do Carnaval é o momento para desfrutarem de horas de lazer e ao lado da família. "Estou me guardando para quando o Carnaval chegar", tem data prevista de estreia em 11 de julho, nas principais salas de cinema do país.


O 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba acontece até o dia 13 de junho. Para acompanhar tudo o que rola no festival é só seguir a página do Instagram @macknight_travel_movie ou no Facebook @cineblissek. 

Comentários