Confira as dicas do CineBliss para os lançamentos no cinema desta semana


1- O professor substituto (L' Heure de la sortie)

Diretamente da França chega hoje nas telas do cinema o complexo thriller "O professor substituto" (2018), do diretor Sébastien Marnier (Irrepreensível). A história cercada de mistério e suspense tem como narrador Pierre (Laurent Lafitte), um professor substituto que começa a integrar o quadro de funcionários do famoso colégio Saint Joseph, após a tentativa de suicido do educador titular de francês no meio da aula.

Envolto nesse clima tenso, Pierre ao se apresentar na sala para os alunos depara-se com adolescentes dotados de um alto nível de inteligência e céticos sobre o futuro. Conforme o professor tenta proporcionar conteúdo avançado para os estudantes, ele observa a violência e o tom trágico que cercam esses prodígios. Dessa forma, Pierre movido pela curiosidade começa a investigar a rotina de cinco desses alunos e descobre gravações feitas por eles de imagens de desastres naturais. Logo, ele se vê enclausurado em um ciclo brutal e alarmante, cuja consequência afeta a todos.

O filme orquestrado por uma trilha sonora de tom fúnebre, salienta imagens de um calor excessivo e esbafora um grito sufocante de uma geração com futuro promissor, que por causa de atos avassaladores de desrespeito à natureza cometidos no passado, revelam uma descrença de perspectiva de vida. Uma provocação plausível para a sociedade refletir e agir sobre qual futuro querem oferecer aos que ainda estão por vir.



2- As rainhas da torcida (Poms)


A consagrada atriz estadunidense Diane Keaton, intérprete de personagens icônicos do cinema hollywoodiano como Annie Hall, de "Noivo neurótico, noiva nervosa" (1977) e, Kay Adams, da trilogia de "O poderoso chefão"(1972), em 2019 dá vida e voz a personagem Martha, no filme "As rainhas da torcida", da diretora Zara Hayes. A comédia que estreia nesta quinta-feira (25) nas telonas, tece um olhar sensível, crítico, divertido e ativo sobre as mulheres na terceira idade.

A protagonista Martha, uma mulher sozinha e com mais de 60 anos, decidi vender todos seus objetos e móveis para mudar-se para uma casa de repouso, e viver o tempo que lhe resta longe de todo mundo, em virtude do diagnóstico de câncer. Porém, em Sun Springs, ela desperta para elos de amizades profundos e, principalmente, na realização de um sonho de adolescência. Martha, ao lado da recente amiga Sheryl (Jackie Weaver), uma divertida e extrovertida senhora, iniciam um grupo de mulheres da terceira idade para formarem o primeiro time de líderes de torcida dessa faixa etária.

Se com a personagem Annie Hall, Diane Keaton representou a mulher soberana de si e persistente na busca para realizar o sonho de ser cantora, com Martha não é diferente. Observa-se esse mesmo ativismo em "As rainhas da torcida",  com o diferencial da protagonista estar no estágio da velhice e com prenúncio da morte batendo na porta, mas que encontra apetite pela vida ao lado das amigas e resiste para executar seu desejo. Uma comédia deliciosa e emocionante! 
Leia mais em: As rainhas da torcida



3- O mistério de Henri Pick (Le Mystère Henri Pic)


Estreia hoje nas principais salas de cinema do país a comédia dramática francesa "O mistério de Henri Pick"(2019), do diretor Rémi Bezançon (O primeiro dia do resto de sua vida). Nessa jornada cercada de segredos envolvendo a autoria de um livro, encontra-se uma jovem editora Daphné Despero (Alice Isaaz), que por arranjo do destino depara-se em uma biblioteca na Bretanha com um manuscrito de Henri Pick.

Considerado por ela uma obra-prima, o livro é publicado e, logo, torna-se um best-seller. No entanto, para o arrogante e cético crítico literário Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini), a autenticidade do romance é questionável, uma vez que a viúva de Henri Pick afirma que em seus anos de trabalho como cozinheiro ele nunca lera um livro ou escrevera nada, além da lista de compras. Jean-Michel, movido pela obsessão de desvendar esse mistério, é demitido do emprego e com isso, decide investigar a verdadeira autoria desse sucesso.

Para ajudá-lo nessa empreitada, ele conta com a própria filha do suposto autor, vivida pela atriz Camille Cottin. Os dois embarcam em um labirinto de pistas falsas e encontros com personagens um tanto quanto excêntricos, embalados por questionamentos sobre o mercado editorial e várias referências literárias.


Comentários