Dicas do CineBliss para as estreias de cinema desta semana


1- Homem-Aranha: Longe de casa (Spider-Man: Far from home)

Para os fãs que já estavam sedentos pelos super-heróis da Marvel, desponta nesse começo de julho o filme que encerra a Fase 3 da MCU, "Homem-Aranha: Longe de casa" (2019), do diretor Jon Watts, responsável pelo "Homem-Aranha: De volta ao lar", de 2017. Após os eventos de "Vingadores - Ultimato" (2019), o jovem Peter Parker (Tom Holland) é obrigado a juntar forças para superar todas as fatalidades.

Para isso, ele resolve sair de férias com seus amigos de escola rumo ao verão europeu. No entanto, o que era para ser um momento de diversão transforma-se em um processo de assumir responsabilidades, uma vez que Nick Fury (Samuel L. Jackson) exige sua ajuda para desvendar os mistérios de criaturas causadoras de desastres naturais. Para essa empreitada, o Homem-Aranha contará com o auxílio de Mysterio (Jake Gyllenhaal) - como o próprio nome já indica -, uma pessoa cercada de segredos que pode não ser exatamente quem aparenta.



2- Boas intenções (Les Bonnes intentions)


O tema da imigração é assunto recorrente em filmes europeus atuais, no caso do longa-metragem francês "Boas intenções" (2018), do diretor Gilles Legrand, essa abordagem é vista sob o viés da empatia e acolhimento por meio de uma voluntária francesa. Com lançamento hoje nos cinemas, o drama mesclado com comédia acompanha a rotina exaustiva de Isabelle (Agnès Jaoui), uma mulher casada com um ex-refugiado bósnio e com dois filhos, que dedica praticamente todo seu tempo em ações altruístas, como por exemplo, dando aulas de francês para imigrantes.

Com a chegada de uma nova professora alemã na instituição em que ensina, Isabelle começa a questionar seus próprios métodos e, por meio disso, descobre que seus alunos anseiam em terem uma carteira de habilitação para conseguirem um trabalho. Dessa forma, a protagonista com uma índole voltada para causas sociais e ajudas humanitárias emprega toda sua energia em ajudar seus estudantes imigrantes à terem condições de passarem na prova de licença para direção. Todavia, todo esse empenho não condiz em suas relações familiares, já que ela os deixa para segundo plano. 
Leia mais em: Boas intenções



3- Um homem fiel (L' Homme Fidèle)


O ator e cineasta francês Louis Garrel, revelado no filme "Os sonhadores" (2003), de Bernardo Bertulocci, lança nos cinemas hoje seu mais recente trabalho tanto na frente quanto atrás da câmera com "Um homem fiel" (2018), em que contracena ao lado da esposa, a atriz Laetitia Casta. O romance com pitadas de jocosidade logrou o prêmio de Melhor Roteiro na última edição do Festival de San Sebastián, na Espanha, com uma história íntima e graciosa sobre o rompimento de uma relação amorosa e o despertador para um recomeço.

A união afetiva do longa-metragem é composta pelo casal Abel (Louis Garrel) e Marianne (Laetitia Casta), que moram juntos há três anos. Na primeira cena do filme, ela revela estar grávida de seu melhor amigo, Paul. Com coração machucado, Abel despede-se de Marianne e segue sua vida, até ser surpreendido anos depois, com a morte inesperada de Paul. Sem muitos rodeios, Abel vê-se fascinado em retomar o antigo relacionamento com Marianne e, concomitantemente, obrigado a lidar com o ciúmes do filho dela, Joseph (Joseph Engel). Paralelamente, a irmã de Paul, Eve (Lily-Rose Depp), decide expor seu amor por Abel e declarar guerra contra Marianne para ficar ao lado do amado.

A naturalização com que as situações são apresentadas em todo desenrolar dos desarranjos amorosos, esculpe um apreço pela história de amor sem estatelar em um melodrama barato. Esse fator pode ser visto já na cena inicial do filme com a revelação da gravidez, ou no modo como Marianne arranja a aproximação de Abel e Eve. Em virtude dessa escolha orgânica e genuína, o romance ganha ares mais sofisticado, envolvente e desenvolve um mosaico poético das idas e vindas do amor. 
Leia mais em: Um homem fiel 



4- Cézanne e eu (Cezannet et Moi)


Para os amantes de cinebiografia, estreia nesta quinta-feira (04) nos cinemas o filme "Cézanne e Eu"(2016), da diretora Danièle Thompson (Um lugar na plateia, Três Irmãs), sobre a trajetória de amizade e conflitos entre o pintor Paul Cézanne e o escritor Émile Zola, interpretados respectivamente por Guillaume Canet e Guillaume Gallienne.

Os dois que se conheceram ainda crianças no colégio Saint Joseph, são oriundos de classes sociais distintas, Cézanne vem de uma realidade mais abastada enquanto seu amigo, Émile, não. Ao empenhar-se com todas as forças para realizarem seus sonhos, ambos precisam lidar com os desafios da vida e, primordialmente, em prezarem pela verdadeira amizade. 

Comentários