"Um homem fiel" é um olhar íntimo e gracioso sobre os desarranjos amorosos


O ator e cineasta francês Louis Garrel, revelado no filme "Os sonhadores" (2003), de Bernardo Bertulocci, lança nos cinemas amanhã (04) seu mais recente trabalho tanto na frente quanto atrás da câmera com "Um homem fiel" (2018), em que contracena ao lado da esposa, a atriz Laetitia Casta. O romance com pitadas de jocosidade logrou o prêmio de Melhor Roteiro na última edição do Festival de San Sebastián, na Espanha, com uma história íntima e graciosa sobre o rompimento de uma relação amorosa e o despertador para um recomeço.

A união afetiva do longa-metragem é composta pelo casal Abel (Louis Garrel) e Marianne (Laetitia Casta), que moram juntos há três anos. Na primeira cena do filme, ela revela estar grávida de seu melhor amigo, Paul. Com coração machucado, Abel despede-se de Marianne e segue sua vida, até ser surpreendido anos depois, com a morte inesperada de Paul. Sem muitos rodeios, Abel vê-se fascinado em retomar o antigo relacionamento com Marianne e, concomitantemente, obrigado a lidar com o ciúmes do filho dela, Joseph (Joseph Engel). Paralelamente, a irmã de Paul, Eve (Lily-Rose Depp), decide expor seu amor por Abel e declarar guerra contra Marianne para ficar ao lado do amado.

A naturalização com que as situações são apresentadas em todo desenrolar desses desarranjos amorosos, esculpe um apreço pela história de amor sem estatelar em um melodrama barato. Esse fator pode ser visto já na cena inicial do filme com a revelação da gravidez, ou no modo como Marianne arranja a aproximação de Abel e Eve. Em virtude dessa escolha orgânica e genuína, o romance ganha ares mais sofisticado e envolvente.

Os três protagonistas mesmo decepcionando-se quando percebem que a vida não correspondem às suas aspirações, demonstram suas fragilidades e anseios, e permitem que o público se identifique com várias situações. Frente à essa humanidade desses apaixonados, o resultado são personagens com puro carisma e sensibilidade. Em especial, para o menino Joseph que solta várias pérolas para afastar Abel de Marianne.

O mosaico das idas e vindas do amor do filme francês lembra um pouco a história anglo-americano "Closer - Perto demais" (2003), de Mike Nichols, com a semelhança do jogo de sedução e a perspicácia de um personagem sobressaindo-se à outro. A única diferença é que no último o tom é mais voltado para o lado melancólico do rompimento, enquanto que em "Um homem fiel", essa dor aflora num sentido mais poético e jovial.
CineBliss**** 



Ficha técnica: 

Um homem fiel (L' Homme fidèle)
França, 2018
Direção: Louis Garrel
Roteiro: Jean-Claude Carrière, Louis Garrel
Produção: Grégoire Sorlat, Pascal Caucheteux
Fotografia: Irina Lubtchansky
Montagem: Joëlle Hache
Elenco: Louis Garrel, Laetitia Casta, Lily-Rose Depp

Comentários