8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba - Os documentários brasileiros "Espero tua (re)volta" e "Diz a ela que me viu chorar" embriagam as telas com reflexões atuais

Eduardo Valente (curador), Mariana Genescá (Produtora de 'Espero tua (re)volta') e Yuri Amaral (Montador de 'Espero tua (re)volta').

O 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba estremeceu as telas de cinema ontem (07) com salas cheias para a exibição de dois documentários brasileiros: "Espero tua (re)volta" e "Diz a ela que me viu chorar", cujas temáticas abrangem questões atuais do Brasil e uma necessidade urgente de reflexão e discussão. 

Pertencente à Mostra Outros Olhares, o documentário "Espero tua (re)volta" (2019), da diretora Eliza Capai, aborda com extrema agilidade e efervescência as manifestações que vem tomando conta do país desde a jornada de 2013, as ocupações estudantis até o cenário atual com a eleição de Jair Bolsonaro. Sob o olhar de três estudantes secundaristas de escolas públicas de São Paulo, a narrativa transita nos depoimentos desses jovens frente às suas experiências pessoais em meio ao processo de transformação política brasileira. Vale destacar as imagens impactantes da truculência da Polícia Militar contra os estudantes e o primoroso trabalho de montagem que consegue sintetizar os eventos de uma maneira didática e com ritmo.  


Já o documentário "Diz a ela que me viu chorar" (2019), da diretora Maíra Buhler, que faz parte da Mostra Competitiva, expressa um olhar sensível sobre pessoas viciadas em crack que habitaram o Hotel Parque Dom Pedro, em São Paulo, no período de agosto de 2016 a janeiro de 2017. Com uma câmera colada nos rostos, corpos e olhares desses moradores, o filme registra o convívio diário e acolhe os depoimentos desses excluídos. Se por um lado, observa-se a progressiva solidão de cada um, por outro lado, há o apoio mútuo e a esperança de amar e ser amado. Um retrato humano e comovente dessas pessoas que são varridas para as margens da sociedade.  



O 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba acontece até o dia 13 de junho. Para acompanhar tudo o que rola no festival é só seguir a página do Instagram @macknight_travel_movie ou no Facebook @cineblissek. 
 

Comentários