8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba - O filme israelense "Tel Aviv em Chamas" flerta com a comédia para retratar o conflito histórico entre israelenses e palestinos


Na noite de segunda-feira (10), o público presente no 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba pôde regozijar e sorrir com a exibição na Mostra Competitiva do longa-metragem israelense "Tel Aviv em Chamas" (2018), do diretor Sameh Zoabi. Por meio de uma divertida e criativa abordagem sobre os conflitos históricos entre os palestinos e israelenses, o filme retrata os bastidores de uma novela de sucesso palestina - com o mesmo nome do filme -, sobre a relação de uma espiã e um soldado na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Na produção da série, o desajeitado palestino Salam (Kais Nashif), consegue por meio de seu tio um trabalho como assistente, logo, por acaso é promovido como roteirista da mesma. Contudo, o que era para ser motivo de felicidade tornar-se alvo de pura tensão, uma vez que um soldado judeu resolve interferir no andamento do destino dos personagens de "Tel Aviv em Chamas".  Ao tentar  satisfazer o público de ambas origens, o protagonista esforça-se para ser justo com a história e curar as cicatrizes de sua própria jornada. 

Mesmo que o roteiro parta de uma visão jocosa, destaca-se o olhar sensível sobre as dificuldades e o medo das pessoas de conviverem com a ocupação militar. Isso é visível tanto no motivo do encontro entre Salam e o soldado judeu, assim como, na apreensão da identidade do protagonista impossibilitando o percurso de ida e volta do trabalho. "Tel Aviv em Chamas", compartilha o quanto o passado entre Israel e Palestina ainda é incisivo no presente dos dois lados, no entanto, pode-se tentar  driblar esse ressentimento por meio da empatia e do bom humor.


O 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba acontece até o dia 13 de junho. Para acompanhar tudo o que rola no festival é só seguir a página do Instagram @macknight_travel_movie ou no Facebook @cineblissek.

Comentários