8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba - Destaca cineastas mulheres na Mostra Olhares Clássicos


O CineBliss conferiu ontem (06) no 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, dois filmes da Mostra Olhares Clássicos dirigidos por duas cineastas de épocas e culturas distintas: a francesa Germaine Dulac (1882-1942), uma das pioneiras do cinema mundial a reivindicar a condição de autoria e também por transitar em narrativas que flertavam com o surrealismo e, a americana Julie Dash, responsável pelo primeiro filme dirigido por uma mulher negra a ser distribuído comercialmente nos Estados Unidos. 

Germaine Dulac compõe a Mostra com cópias restauradas de dois curtas "Celles Qui s'en Font" (1928) e "Danses Espagnoles" (1928) e, de um média-metragem "La Cigarette" (1919). No primeiro título, a cineasta aborda com sensibilidade e acolhimento a perambulação de uma mulher sujeita à solidão e os desarranjos de destino. Já no média, a protagonista jovem é casada com um homem mais velho que acredita estar sendo vítima de traição da esposa. Dessa forma, ele cria uma plano mirabolante para dar fim em sua dor. Curioso ver como a cineasta em suas experimentações estéticas trabalha de modo primoroso com a construção do suspense no roteiro ou o flashback e, até mesmo, lança luz sobre questões feministas. 

Já o filme "Filhas do pó" (1991), de Julie Dash, o olhar é sobre a geração de mulheres da comunidade Gullah, nas Ilhas do Mar, na costa da Carolina do Sul, em 1902, quando reúnem-se para despedir-se do local. Por sua vez, a matriarca Nana Peazant tenta dissuadi-los de fazer a travessia para o norte, ao mesmo tempo que discutem sobre a questão da ancestralidade, as memórias traumáticas da escravidão, os conflitos de crenças de gerações diferentes e à violência contra a mulher negra. Narrado primorosamente de forma onírica, o longa apresenta personagens femininos sólidos, intensos e corajosos, com destaque para Yellow Mary, com sua jornada de luta, de emigração forçada e resistência. Imperdível!


Na noite de hoje, o destaque na Mostra Olhares Clássicos é para a exibição do longa-metragem "Os renegados" (1985), em homenagem à cineasta belga Agnès Varda (1928-2019) que faleceu em março. Ícone feminista, a cineasta é considerada a mãe da Nouvelle Vague com uma filmografia vasta e inúmeros prêmios mundiais. 


Segue abaixo as datas, horários e lugares de exibições dos filmes: 
"La Cigarette" -  10/06 (segunda-feira) - 16h45 - Espaço Itaú de Cinema 5
"Filhas do pó" - 12/06 (quarta-feira)  - 18h00 - Espaço Itaú de Cinema 3
"Os renegados" - 09/06 (domingo) - 16h30 - Cineplex Batel 5

Para acompanhar a cobertura do blog CineBliss no 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba é só seguir a página do Instagram @macknight_travel_movie ou no Facebook @cineblissek. 
CineBliss

Comentários