46ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo - "O teto amarelo" revela com ares de denúncias os abusos sexuais ocorridos no Curso de Teatro Lleida

 

 
A diretora espanhola Isabel Coixet, que já teve alguns de seus filmes integrantes da Mostra Internacional de Cinema São Paulo tais como "A vida secreta das palavras"(2005), vê-se novamente inserida no festival com o documentário "O teto amarelo" (2022), exibido no Festival de San Sebástian, na Espanha. Com ares propositalmente de denúncias, a narrativa expõe relatos de nove mulheres que em 2018 decidiram acusar dois de seus professoras do Curso de Teatro Lleida de abusos sexuais sofridos durante os anos de 2001 e 2008, quando ainda eram adolescentes. 

Com desabafos emocionantes, falas desconfortantes e olhares ressentidos por remexerem com esse passado, o documentário dividido em partes compartilha como era a rotina das estudantes de teatro ao lado dos dois professores e como ocorria tais assédios, as manipulações psicológicas e como se sentiam, uma vez que para assimilarem e digerirem tais acontecimentos levou-se um certo tempo.

Por conta dessa demora em denunciarem, o caso foi prescrito, e hoje, arquivado à espera de novas acusações que possam reabrir a ação judicial. Todavia, os traumas marcados na jornada de cada uma delas é algo que permanecerá tatuado em suas memórias. 
 
Segue abaixo as datas, horários e locais das próximas exibições de "O teto amarelo":

*26 de outubro - Espaço Itáu de Cinema Frei Caneca - 18h00
*27 de outubro - Reserva Cultural - 16h10 
*30 de outubro - Espaço Itáu de Cinema Augusta - 21h40  

A 46ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo ocorre até o dia 02 de novembro. Para conferir toda programação, acesse: https://46.mostra.org
 


Comentários