46ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo - "Armaggedom time" - retrata com pitadas pueris os privilégios de pessoas brancas

 

 
Com uma pincelada em tom apaziguador e rasa, o filme hollywoodiano "Armaggedom time", do diretor James Gray (Amantes, Ad Astra: Rumo às Estrelas), que integra a programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo, tenta traçar um elo de amizade entre dois meninos de classes sociais e raças distintas, na década de 1980, no bairro do Queens, em Nova Iorque. 
 
Com pano de fundo os ares que antecedem a chegada de Ronald Reagan ao poder, o cineasta foca na jornada de Paul Graff (Banks Repeta), um garoto branco de classe média estadunidense, estudante do ensino público que sonha em tornar-se um artista famoso. Ao conhecer na escola Johnny (Jaylin Webb), um menino negro e de classe social inferior, os dois mergulham em diversas aventuras típicas da idade e algumas destas são guinadas para circunstâncias contrárias as normas estabelecidas, mas que repercutem de formas diferenciadas para cada um deles.

Tal como o filme "Belfast" (2021), cujo diretor Kenneth Branagh imerge em suas memórias de infância sob o ponto de vista de um menino para apresentar um cenário violento da Irlanda, aqui também James Gray tonifica essa vertente ao retratar a transformação de um micro universo familiar através de uma atmosfera lúdica e nostálgica sem ousar em abrir espaços para diálogos pertinentes para as questões raciais e de cunho social. 
 
Esses temas boiam na superfície das águas de um barco controlado por pessoas brancas e suas tessituras de privilégios, uma vez que tais condições encontram respaldo nas instituições - escola e família - como órgãos disciplinadores e guardiões dos valores e costumes da moral capitalista cristã, enfatizados em todo decorrer da narrativa. 
 
Segue abaixo as datas, horários e locais das próximas exibições de ""Armaggedom time":
 
*26 de outubro - Cine Marquise - 21h00
*01 de novembro - Espaço Itáu de Cinema Frei Caneca - 21h10 
*02 de novembro - Espaço Itáu de Cinema Frei Caneca - 16h00  

A 46ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo ocorre até o dia 02 de novembro. Para conferir toda programação, acesse: https://46.mostra.org



Comentários