Festival Varilux de Cinema Francês em Casa começa hoje com 50 títulos disponíveis de graça


Uma notícia boa para os cinéfilos e amantes de cinema em meio à pandemia, vem do tradicional Festival Varilux de Cinema Francês que a partir de hoje disponibilizará de graça, uma seleção de 50 títulos franceses que já passaram anteriormente pelo Festival, para serem vistos em casa. A iniciativa solidária conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, do grupo Essilsor/Varilux, da produtora BonFilm e da plataforma brasileira de streaming, Looke. 

O Festival Varilux de Cinema Francês em Casa ocorrerá até o dia 25 de agosto e, não substitui o Festival Varilux de Cinema Francês nas salas de cinema, que aguarda por novas datas pelos organizadores para que seja realizado ainda em 2020. Para ter acesso aos filmes, basta acessar http://festivalvariluxemcasa.com.br/ e fazer um cadastro. E, para ajudar o público nessa variedade de títulos, o CineBliss listou cinco filmes imperdíveis. 

1- O retorno do herói (Le retour du héros)


 O diretor francês Laurent Tirard conhecido por obras cinematográficas como "O pequeno Nicolau" (2009), "Astérix e Obélix: A serviço de sua majestade" (2012) e "Um amor à altura" (2016), apresenta seu mais recente trabalho, "O retorno do herói" (2018). O filme de época é situado na França, do século XIX, por meio de uma comédia de aventura e romântica projetada em personagens completamente distintos: o Capitão Neuville (Jean Dujardin), um homem sedutor, carismático e sem escrúpulos, e,  Elisabeth Beaugrand (Mélanie Laurent), uma mulher séria, determinada e moderna. 
Leia mais em: O retorno do herói



2- Graças a Deus (Gracê à Dieu)  


Ganhador do Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim em 2019, o filme "Graças a Deus"(2018), do diretor francês François Ozon (O amante duplo, Jovem e Bela), cutuca a ferida aberta da Igreja Católica ao revisitar denúncias de pedofilia envolvendo a instituição. Baseado na história real de Alexandre Guérin (Melvin Poupaud), François Debord (Denis Menochet) e Emmanuel Thomassin (Swann Arlaud), a narrativa reverbera o ato de coragem desses três homens ao confrontar a omissão da Igreja Católica quando foram vítimas do padre Bernard Preynat, da arquidiocese de Lyon, na França. Os três relatam os abusos sofridos no período de 1986 a 1991, quando ainda era menores de idade só em 2015. Após a queixa do trio, foi criado a associação La Parole Liberée, onde mais de 70 pessoas também manifestaram abusos semelhantes sofridos pelo mesmo padre. 
Leia mais em: Graças a Deus 

 
3- Jornada da Vida (Yao) 
 
 
O famoso ator francês Omar Sy, do sucesso de bilheteria "Intocáveis" (2011), retorna as telas de cinema com seu mais recente trabalho "Jornada da vida" (2018), do diretor Philippe Godeau (Um novo caminho), em uma coprodução entre França e Senegal. O longa-metragem apresenta uma bela jornada do herói em busca de suas origens no Senegal, nutrido pelo poderoso e ativo elo da amizade. Para desbravar essa viagem, tem-se o personagem Seydou Tall (Omar Sy), um ator francês que viaja à trabalho para Dakar, capital senegalesa. Nesse local, ele encontra por acaso o jovem Yao (Lionel Louis Basse), um grande admirador de Tall que viaja mais de 300 quilômetros sozinho, para conseguir o autógrafo do ídolo.  
Leia mais em: Jornada da Vida 
 
 
4- Inocência Roubada (Les Chatouilles) 
 
 
Baseado na obra original de Andréa Bescond e Eric Métayer, o filme francês "Inocência Roubada", selecionado na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2018, detalha a jornada da dançarina Odette (Andréa Bescond), quando decidi olhar para seu passado traumático em sessões de terapia. Aos oito anos, a menina que adorava desenhar e dançar começou a ser vítima de abuso sexual cometido pelo vizinho e amigo íntimo da família. Sem relatar aos pais essa experiência dolorosa quando criança, Odette na vida adulta busca na dança uma forma de extravasar toda sua dor e como instinto de sobrevivência. 
Leia mais em: Inocência Roubada  



5- Um amor impossível (Un Amour Impossible)
 
 
Para os fãs de histórias de amores repletas de conflitos e reviravoltas a dica é o romance francês "Um amor impossível" (2018), da diretora Catherine Corsini (Um belo verão e 3 Mundos). Baseado na obra de Christine Angot, a narrativa é situada em Châteauroux, no final dos anos 1950, quando a jovem Rachel (Virgine Efire), uma funcionária de um escritório, conhece Philippe (Niels Schneider), um tradutor, viajante e filho de uma família burguesa. Os dois vivem uma bela e breve história de amor, até o momento em que Rachel engravida deste. 
Leia mais em: Um amor impossível
 
 
 

Comentários