O grupo de discussão de filmes "Jornada da Heroína" celebra um ano de peregrinação pelo universo cinematográfico

O grupo de discussão de filmes protagonizados por personagens femininas, Jornada da Heroína, tem o privilégio de celebrar hoje um ano de existência. Nos 35 encontros on-line que ocorreram semanalmente via Google Meet neste período, as discussões foram permeadas por análises de narrativas cinematográficas que visassem um processo de conscientização de como a figura feminina é representada no cinema e como isso reverbera na sociedade.  

Nesse um ano foram muitas provocações sobre as imposições destinadas as mulheres, as desconstruções de fórmulas utilizadas com frequência pelo cinema - em particular hollywoodiano - para silenciar a voz feminina, questionamentos em relação aos estereótipos negativos direcionadas as heroínas, entre outros.

A seleção dos títulos para o estudo do grupo buscaram englobar as diversas categorias e as especificidades das mulheres. De personagens femininas inseridas em comunidades de extrema rigidez religiosa, da violência em relação ao corpo da mulher trans, negra, branca, e, criança, da radiografia de maternidades sob um viés real e não glamorizado, da opressão da sexualidade feminina, da construção da figura da dona de casa, dentre outros.

Houve análises de títulos oriundos de várias partes do mundo como Canadá, Líbano, Chile, França, Estados Unidos, Colômbia, Dinamarca, Marrocos, Holanda, Noruega, Romênia, Nova Zelândia, Espanha, e claro, Brasil.

Para saber sobre todos os filmes analisados pelo grupo, basta acessar: Jornada da Heroína

Segue abaixo alguns comentários dos participantes sobre como foram e tem sido suas experiências no grupo Jornada da Heroína

"Participar do encontro semanal Jornada da Heroína, tem ampliado bastante a forma de analisar os roteiros e as histórias de filmes já consagrados, e outros do circuito alternativo e fora dos países mais tradicionais nesta arte.Boa parte dos títulos eu já conhecia, mas tomar conhecimento de detalhes, com a visão da heroína, as pesquisas que são feitas a cada encontro, e a troca de informações e discussões, é ainda mais esclarecedor. É bom pensarmos desta forma, até para usar essas lições no nosso dia a dia."
(Felipe Zangrandi)  
 
"O grupo tem me ajudado muito a ampliar o olhar sobre diferentes obras cinematográficas, além de conhecer muitos títulos que talvez não veria se não fosse os encontros. Através das conversas e trocas de cada um, tenho outras percepções sobre os filmes e reflexões sobre minha própria jornada que me ajudam a me entender como ser humano e mulher nesse mundo ainda tão patriarcal."
(Elen Marques) 

"Participar da Jornada da Heroína é um privilégio. Discutir um filme por semana e se encontrar naquelas narrativas. Perceber diferentes pontos de vista de uma mesma história. As pessoas são sensacionais parece um happy hour. Se tornou um respiro durante a semana". 
(Juliana Hojas) 

"Comecei a participar a pouco tempo do grupo, e foi uma das melhores coisas, conversar com pessoas com um ponto de vista totalmente diferente e para frente e contar com a generosidade das pessoas em compartilhar conhecimentos e experiências. Eu sai da caixinha "hollywoodiana", e entrei em um mundo com tantas realidades profundas e humanas. Os filmes e os debates me levam para lugares de pensamento que eu não tinha conhecimento, e ter a possibilidade de assistir filmes que eu jamais iria assistir se não fosse o grupo. É muito bom poder compartilhar esse tempo com vocês."
(Crica Freze) 

Comentários