Dicas do CineBliss dos lançamentos cinematográficos desta semana


1- Retrato de uma jovem em chamas ( Portrait de la jeune fille en fe) 

O ano de 2020 já começa com estreias cinematográficas de alto teor de qualidade e vivacidade, um dos casos é o lançamento hoje do romance francês "Retrato de uma jovem em chamas" (2019), da diretora Céline Sciamma (Tomboy, Garotas)

Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro e da Palma Queer no Festival Cannes e indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o filme é situado em um casarão à beira mar na França, no ano de 1760, quando chega a pintora Marianne (Noémie Merlant) com intuito de fazer em segredo um retrato do rosto de Héloïse (Adèle Haenel), para ser enviado ao seu futuro marido. 

As duas começam a caminhar juntas pela praia, uma vez que Marianne se passa por dama de companhia de Héloïse e, logo, são embriagadas pela chama do desejo, da admiração e do afeto. A trajetória dessa aproximação amorosa é realizada de um modo primoroso, vivo, sensual e com nuances de mistérios. Ao mesmo tempo, há a tessitura das jornadas distintas de cada uma delas e o quanto a opressão da sociedade patriarcal se faz presente no destino dessas personagens.



2- Adoráveis Mulheres (Little Women)


A nova adaptação cinematográfica do romance americano "Mulherzinhas"(1868), da escritora Louisa May Alcott, chega hoje aos cinemas pelas mãos da diretora e roteirista Greta Gerwig (Lady Bird: A hora de voar), com o título "Adoráveis Mulheres" (2019).

Nessa versão as quatro irmãs da família March são interpretadas por um escalão de atrizes promissoras de Hollywood a começar por Saoirse Ronan, Eliza Scanlen, Emma Watson e Florence Pugh, respectivamente na pele das personagens Jo, Beth, Meg e Amy, além de nomes consagrados como Laura Dern e Meryl Streep.

Situado em meio a Guerra Civil Americana (1861-1865), a história dessas jovens é contado sob o ponto de vista da aspirante à escritora Jo. Mesmo com personalidades completamente distintas, essas irmãs buscam desafiar cada uma a seu modo a submissão feminina e em permanecerem unidas frente às adversidades da vida.


Comentários