23ª Mostra de Cinema de Tiradentes - "Um dia com Jerusa" dialoga a ancestralidade negra por meio do encontro de duas mulheres de épocas distintas

Debora Marçal, Léticia Bispo, Lila Foster, Viviane Ferreira e Lea Garcia

A 23a Mostra de Cinema de Tiradentes exibiu na noite de domingo (26) a pré-estreia nacional do filme "Um dia com Jerusa", da realizadora Viviane Ferreira, na Mostra A Imaginação como Potência. Com uma equipe técnica de quase 95% composta por mulheres negras, a narrativa é construída por meio do encontro de duas personagens solitárias e de épocas distintas.

A aposentada Jerusa (Lea Garcia) está entusiasmada com os preparativos para seu aniversário de 77 anos quando abre às portas para a jovem Silvia (Debora Marçal), uma pesquisadora de opiniões sobre sabão em pó. O encontro harmônico entre as duas ocasionado por obra do destino, possibilita uma jornada de autoconhecimento de cada uma realizada por meio de uma imersão na ancestralidade negra e na empatia.

"Um dia com Jerusa", obra expandida de um curta-metragem, tem na figura dessas personagens negras um mecanismo para contarem suas próprias histórias sob o ponto de vista de seus pares. Durante a coletiva de imprensa do filme realizada um dia após a exibição, a realizadora comentou que: “é um filme para conectar pessoas no mundo que se reconhecem coletivamente, e que não está preocupado com as regras clássicas do cinema, mas sim em permitir ao grupo a experimentação".

Para conferir tudo o que acontece na 23a Mostra de Cinema de Tiradentes é só acessar as redes sociais do blog CineBliss: cineblissek ou macknight_travel_movie
Para maiores informações acesse o site Mostra de Tiradentes
CineBliss

Comentários