23ª Mostra de Cinema de Tiradentes - "Até o fim" embriaga as telas da cidade mineira com dor, emoção e esperança

Glenda Nicácio, Arlete Dias e Maíra Azevedo

O blog CineBliss conferiu na noite de ontem (27) durante a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes a pré-estreia nacional do longa-metragem baiano "Até o fim" (2019), dos realizadores Glenda Nicácio e Ary Rosa, na Mostra Olhos Livres. A trama centrada no reencontro forçado de irmãs devido ao prenúncio do falecimento do pai, propicia um retrato complexo e doloroso de questões mal resolvidas dentro de um núcleo "supostamente" confiável como é a ideia de família. A reunião dessas personagens na comunidade de Ilha Grande (BA), depois de 15 anos de separação, desencadeia uma série de memórias do passado, de diálogos inflamados de tensão, culpa, raiva e, claro, também de amor e afeto.  

Assim como em "Café com Canela" (2017) e "Ilha" (2018) - obras anteriores dos realizadores -, a questão da morte também se faz presente em "Até o fim". No entanto, esse assunto ainda considerado tabu para a sociedade ocidental eclode na forma de libertação, alívio e esperança. A espera da morte dessa figura paterna cercada de polêmica e violência física e psicológica, reverbera o quão impactante é o sistema patriarcal na vida dessas personagens e de muitas outras mulheres. 

Realizado com pouquíssimos recursos financeiros, o filme é situado em apenas uma noite, em uma mesa de bar de uma das irmãs de frente para o mar, com uma câmera agitada que acompanha os movimentos constantes dos corpos dessas personagens. Nessa mesma sintonia, o roteiro esculpe com precisão o momento certeiro para as revelações e para inflamar o coração da audiência com emoção. "Até o fim", através da força poética das imagens e dos diálogos, oferece uma primorosa imersão na jornada dessas mulheres tragadas pela dor e a tentativa de tecerem novas relações familiares.

Para conferir tudo o que acontece na 23a Mostra de Cinema de Tiradentes é só acessar as redes sociais do blog CineBliss: cineblissek ou macknight_travel_movie
Para maiores informações acesse o site Mostra de Tiradentes
CineBliss

Comentários