43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - "Parasita" disseca o confronto de duas realidades sociais distintas


Um dos grandes destaques da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é a exibição do filme coreano ganhador da Palma de Ouro em Cannes esse ano, “Parasita” (2019), do diretor Bong Joo-ho (Okja, O hospedeiro). A narrativa nutrida pela tragicomédia, disseca uma radiografia da desigualdade social na Coreia do Sul, por meio de duas famílias com o mesmo número de integrantes (mãe, pai, filho e filha), porém de origens sociais completamente distintas. 

Num primeiro momento observa-se os membros da família Ki-taek, os quatro desempregados, moradores de um bairro de baixa renda, em casa com pouca luz, apertada, que mais parece um porão, e sendo obrigados a sobreviverem da forma como der, ou seja, as margens da sociedade. Todavia, por um arranjo do destino, a sorte bate à porta quando o filho Ki-woo é convidado por um amigo à dar aulas particulares de inglês para uma jovem. Ao adentrar na mansão da família Park para a entrevista, Ki-woo surpreende-se com o tamanho da residência, da oferta de comida e, claro, da riqueza dessas pessoas. 

Esse encontro entre os membros da família Ki-taek e dos Park, desencadeia uma série de situações um tanto quanto bizarras e injeta um elevado teor social crítico. O nível máximo pode ser observado nas sequencias finais, como por exemplo, na cena desconcertante da festa de aniversário. 

Por meio de um roteiro primoroso, assinado por Bong Joo-ho e Han Jin-won, "Parasita" amplifica a possibilidade de compreensão das consequenciais do processo de acumulação do capitalismo e da transformação do corpo proletário em uma máquina de trabalho descartável. E traduz de forma plena o confronto de duas realidades situadas em lados opostos da sociedade. Muitas dessas questões são expostas com pitadas de humor negro, cuja reação do público varia entre o riso desconfortante, o espanto ou o sentimento desolador de estar de frente para uma tragédia urbana. 

Segue abaixo as datas, horários e lugares de exibição do filme "Parasita". A 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 17 a 30 de outubro. Para maiores informações acesse o site 43 Mostra
CineBliss


Datas e horários
27/10 (domingo) - 21h10 - Espaço Itaú de Cinema Augusta Sala 1





Comentários