Começa amanhã na capital fluminense o Festival do Rio 2023

 

A capital fluminense começa a transpirar cinema a partir de amanhã (05) com o início da 25ª edição do Festival do Rio - Rio de Janeiro Int'L Film Festival que ocorre até o dia 15 de outubro. Com sessões distribuídas em diversos locais da cidade, o evento apresenta filmes premiados dos maiores festivais de cinema do mundo tal qual lançamentos de títulos nacionais que integram respectivamente as Mostras Panorama Mundial e Première Brasil.

O filme selecionado para abrir o Festival é o longa-metragem de animação "Atiraram no pianista" (2023), do diretor espanhol Fernando Trueba, sobre a trágica história do pianista carioca Tenório Jr, morto em Buenos Aires, em 1976, por órgãos de repressão à ditadura militar argentina. Já para a noite de encerramento, tem-se o tão aguardado "Priscila" (2023), da cineasta estadunidense Sofia Coppola,  baseado na autobiografia de Priscilla Presley "Elvis e eu" (1985). O Festival do Rio também conta com as Mostras Première Latina, Midnight Movies, O Estado das Coisas, Clássicos & Cults e dentre outras.  

Como destaque, o blog CineBliss seleciona os seguintes títulos imperdíveis para conferir durante estes 10 dias de maratona cinematográfica: "A flor de Buriti", dos realizadores João Salaviza e Renèe Nader Messora, laureado com o prêmio de Melhor Equipe da Mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023; "Segredos de um escândalo", do diretor Todd Haynes e "Firebrand", do brasileiro Karim Ainoz, ambos integrantes da seleção oficial do Festival de Cannes 2023; "Levante", da brasileira Lillah Halla vencedor do prêmio FIPRESCI da semana de Crítica do Festival de Cannes 2023; "Pobres Criaturas", do grego Yorgos Lanthimos, logrado com o prêmio máximo no Festival de Veneza 2023; "Pedágio", da realizadora Carolina Markowicz, exibido nos Festivais de Toronto e San Sebastián; e, "Monsters", do japonês Hirokazu Kore-eda, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2023. 

Para conferir toda a programação, acesse: Festival do Rio

Comentários