47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo - "Uma revolução em quadros" pinta nas telas com propriedade o passado e o presente da Revolução Islâmica através do artista Nicky

 

 

A 47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo já encontra-se em sua reta final, mas ainda dá tempo de conferir algumas preciosidades da programação. Uma delas é o documentário "Uma revolução em quadros" (2023) da Mostra Perspectiva Internacional em que os realizadores Sara Nodjoumi e Till Schauder mergulham nas tessituras da Revolução Islâmica, na década de 1980, no Irã, na tentativa de resgatar as obras do famoso e revolucionários artista iraniano Nickzad “Nicky” Nodjoumi, feitas para o Museu de Arte Contemporânea de Teerã com o título “Relatório sobre a Revolução", no qual não se sabe o paradeiro.

Com fragmentos do passado da revolução e o momento presente situado nos Estados Unidos, a cineasta e filha Sara Nodjoumi, entrevista diversas pessoas que estiveram em contato com as obras, tal qual estabelece conversas profundas e sinceras com o pai e com a mãe, Nahid Hagigat, também artista. No desdobramento de solucionar o quebra-cabeça da localização das pinturas e cartazes de Nicky, Sara também é afetada à encarar os motivos que direcionaram sua família para tal conjuntura tanto no quesito da separação dos pais, assim como as adversidades dos imigrantes em meio à conturbadas situações políticas. 
 
Se por um lado observa-se a jornada desse artista revolucionário nato como o foco da narrativa, há que frisar o espaço dado à figura da mãe Nahid Hagigat, em sua missão visionária de expressar a condição das mulheres no Irã através de suas pinturas, mas que teve que abdicar dessa condição para não só cuidar da filha como também 'colocar comida na mesa'.

"Uma revolução em quadros", possibilita olhar com cuidado o processo de censura e violência que se instaurou no Irã e o quanto isso afetou e afeta milhares de pessoas que tiveram suas vidas interrompidas ou foram obrigadas a se estabelecerem longe de suas origens. 
CineBliss*****

Segue abaixo a data, horário e local da última exibição de "Uma revolução em quadros":
 
*01 de novembro (quarta-feira) - Circuito SPCINE Lima Barreto -  CCSP - 15h00

A  47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo ocorre até o dia 01 de novembro. Para conferir toda programação, acesse: https://47.mostra.org


Comentários