47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo - "O dia que te conheci" desponta como uma das grandes estreias do cinema nacional

 

Integrante da Mostra Brasil na 47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo, o novo longa-metragem do realizador brasileiro André Novais Oliveira, "O dia que te conheci" (2023) - ainda sem data de lançamento no circuito comercial -, desponta como uma das grandes estreias do cinema nacional ao abraçar a simplicidade de um encontro entre duas pessoas e transformá-lo em diversas camadas de relacionar-se com o outro ora através da amizade vs romance, cumplicidade vs discordância, críticas sociais vs bom humor dentre outras. . 

Para tal, tem-se o carismático Zeca, interpretado por Renato Novaes, um bibliotecário com dificuldades para acordar cedo e chegar ao trabalho no horário. Em mais um de seus deslizes, ele recebe a notícia de seu desligamento da escola onde trabalha por Luisa (Grace Passô). Após a notificação a mesma oferece uma carona para o personagem. No caminho, ambos expõem suas fragilidades e demonstram uma necessidade de estabelecer laços de afetividade.

Justamente nessa casualidade de personagens em busca de conexão com o outro e com o espaço que habitam que o roteiro se solidifica em transpassar certas críticas à sociedade brasileira tais como a dificuldade de um trabalhador em deslocar-se da periferia até o local de trabalho, a ausência de profissionais negros em ambientes elitizados, assim como as angústias, medos e ansiedades que assombram a contemporaneidade.

Se tais personagens em outras circunstâncias cinematográficas pendem para a melancolia no limiar da depressão, em "O dia que te conheci", eles partem para encarar tal estado de um modo dolorosamente jocoso que vão encontrar motivos de esperança no ato de amar.

Segue abaixo as datas, horários e locais das exibições de "O dia que te conheci":
 
*28 de outubro - Espaço Itaú de Cinema Augusta 2 - 21h00
*30 de outubro - Reserva Cultural 1 - 17h50
 
A  47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo ocorre até o dia 01 de novembro. Para conferir toda programação, acesse: https://47.mostra.org

 

Comentários