47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo - "Um dia nossos segredos serão revelados" retrata a reunificação alemã através de um romance avassalador

 

A Mostra Internacional de Cinema São Paulo como de costume dentro da Mostra Perspectiva Internacional, privilegia seu público com títulos que permitem reflexões profundas ao mesmo tempo que arrebatam o coração. Um dos exemplos desta edição é o filme alemão "Um dia nossos segredos serão revelados"(2023), da realizadora Émily Atef que desloca a audiência para a década de 1990, durante um verão na Alemanha Oriental ainda sob os escombros da queda do muro de Berlim. 

Nesse momento marcante para a historiografia alemã, encontra-se a jovem Maria (Marlene Burow), indecisa sobre seu futuro e com dificuldades para lidar com a separação dos pais. Por conta desse conflito familiar, ela decide ir morar com o namorado no sótão dos parentes dele e desfrutar de uma realidade no campo. Nesse local, a protagonista conhece Henner (Felix Kramer), um fazendeiro solitário e mais velho que ela.

Logo, os dois iniciam um romance escondido e avassalador que possivelmente metaforiza a perspectiva econômica e política desse país dividido entre socialista vs capitalista antes da reunificação. Representando o primeiro, tem-se a figura de Henner, homem rústico, trabalhador agrário com tendência a violência que praticamente parou no tempo, à lá sua moradia com objetos ultrapassados. Por outro lado, há Maria que desconstrói a imagem da santa católica e dá vazão aos rótulos destinados à Eva para representar uma Alemanha Oriental olhando para o futuro que chega, mas ainda sem saber como se colocar nesse mundo que se apresenta. Não à toa, ela vê-se dividida entre dois amores praticamente distintos uns dos outros. 

Com diversos diálogos como pano de fundo introduzindo esse momento de transição alemã, o filme sensibiliza tal época com cenas emocionantes como a da família residente no lado oriental ao reencontrar o irmão que estava do lado ocidental. Ou até mesmo a bem-humorada sequência de Henner na cidade ao pedir por um simples café e cerveja, e ter que se deparar com uma imensidão de opções.

Ao flertar com o romance supostamente proibido entre duas pessoas de gerações distintas, "Um dia nossos segredos serão revelados", possibilita olhar para esse processo de mudanças políticas e econômicas de uma Alemanha imersa em um abismo de diferenças de infraestrutura, ideais e costumes. 
CineBliss****
 
 
Segue abaixo a data, horário e local da última exibição de "Um dia nossos segredos serão revelados":
 
*01 de novembro (quarta-feira) - Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 2 - 21h15

A  47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo ocorre até o dia 01 de novembro. Para conferir toda programação, acesse: https://47.mostra.org

Comentários