#CineBlissnoLAR - Títulos com protagonistas mulheres que despertam para subverterem as normas e padrões patriarcais

O #CineBlissnoLAR desta semana destaca filmes cujas protagonistas são encabeçadas por figuras femininas que despertam do caminho espinhoso do patriarcado e buscam subverter as normas e padrões da sociedade para serem heroínas de suas próprias jornadas. Para conferir todos os títulos sugeridos, acesse: #CineBlissnoLAR
 
1 - Thelma e Louise (Thelma & Louise) 
 
Direção: Ridley Scott 
Estados Unidos, 1991
Disponível em: Amazon Prime Video 
Duas amigas, uma garçonete e a outra dona de casa, decidem viajar de carro para pescar com o intuito de fugirem de suas rotinas monótonas. No meio do caminho elas são surpreendidas por um evento que as fazem rumarem para outro destino e buscarem se libertar das opressões patriarcais. 
 

2 - Ayka (Ayka) 
 
Direção: Sergei Dvortsevoy 
Cazaquistão/Rússia/Polônia/China/Alemanha/França, 2018
Disponível em: MUBI 
Uma jovem grávida do Quirguistão vive e trabalha ilegalmente em Moscou. Ao dar a luz à criança, ela a abandona no hospital e segue na labuta frenética dos subempregos para pagar suas dívidas. No entanto, o apego materno faz com que ela decida desesperadamente encontrar o bebê abandonado. 
 

3 - As viúvas (Widows) 
 
Direção:
Steve McQueen
Reino Unido, 2018
Disponível em: Netflix
Quatro criminosos são mortos durante um assalto e deixam uma dívida enorme para suas respectivas esposas. Pressionadas por mafiosos de Chicago e sem terem como pagar a quantia, elas decidem se juntarem e realizar um plano audacioso.  
 

4 - O nome da rosa (Der Name der Rose )
 
Direção: Jean-Jacques Annaud  
França, 1986
Disponível em: HBO Max  
No século XIV, um monge franciscano desloca-se para uma mosteiro no norte da Itália. No local, ele depara-se com uma série de assassinatos misteriosos que o levam a investigá-los por acreditar ser obra de alguma pessoa ligada à instituição, contrariando os outros religiosos que acham serem atos do Diabo.
 

 

Comentários