Laureado com a Palma de Ouro, "Titane", estreia hoje na plataforma MUBI

 

Na última edição do Festival de Cannes, presidida pelo cineasta norte-americano Spike Lee, o prêmio máximo foi destinado para o trabalho visceral da diretora francesa Julia Ducournau, "Titane" (2021). O filme que estreia hoje (28) na plataforma de streaming MUBI, tem como ponto de partida o efeito colateral de um grave acidente de carro envolvendo uma criança. À partir disso, a narrativa desloca-se para uma montanha-russa de liberdade criativa, provocação e inquietações em relação ao corpo, a gênero, a carência, e, principalmente ao machismo.
 
Partindo do pressuposto de que a vida pulsa no corpo, o mesmo é arremessado no filme em um turbilhão de situações febris que reverberam o prazer, a dor, cicatrizes, intervenções cirúrgicas e hormonais. Corpo este que é alvo de violência, de perversão e também utilizado como mecanismo de defesa, assim como, repositório para um recomeço.  

No cerne dessa erupção corporal há dois personagens cujos destinos são entrelaçados pela carência. De um lado, Alexia (Agathe Rousselle), uma jovem modelo de exibição de carros, do outro lado, tem-se Vincent (Vincent Lindon), um bombeiro traumatizado pelo desaparecimento do filho. Ambos estranhos uns aos outros, estes apropriam-se de seus anseios, medos e afetos para desfalecerem as fronteiras das instituições familiares e políticas. 

Destaca-se o trabalho da atriz Agathe Rousselle, cuja entrega primorosa da nauseante transformação, ou melhor "transicionar" de Alexia, respinga toda a força e resistência de um corpo que desloca-se da opressão para se defender, transgredir, se libertar e transcender. 
 
"Titane", ritualiza por meio de ambientes considerados masculinos como a corporação de bombeiros ou a exposição de carros com a idolatria das máquinas potentes, uma convulsão social que injeta combustível para incendiar as engrenagens do machismo e apontar para uma sociedade para além do gênero. 
CineBliss*****
 

Ficha técnica: 

Titane (Titane) 
França/Bélgica, 2021
Direção: Julia Ducournau
Roteiro: Julia Ducournau
Elenco: Agathe Rousselle, Vincent Lindon

Comentários