"Fortaleza Hotel" tece a criação de laços afetivos através da solidariedade entre estranhas

 

 
O diretor Armando Praça, responsável pela delicada obra de "Greta" (2019), tem seu mais novo trabalho  "Fortaleza Hotel" (2021), estreando nesta quinta-feira (27) nas principais salas de cinema do país. Situado na capital do Ceará, Fortaleza, a narrativa transita na construção de laços afetivos entre duas mulheres oriundas de realidades completamente distintas uma da outra. 
 
De um lado tem-se Pilar (Clébia de Sousa), uma camareira de hotel, e do outro lado há a sul-coreana Shin (Lee Young-Lan), uma hóspede que veio ao Brasil para resgatar o corpo do falecido marido. Num primeiro momento, as duas desenvolvem uma relação estritamente profissional, porém, por conta de um desarranjo do destino elas são despertas para uma jornada de solidariedade e cumplicidade. 

Permeado pela questão do dinheiro ou da falta dele, o roteiro desloca-se entre altos e baixos em meio a um cenário em ruínas e cercado pela violência. Enquanto tal, as duas personagens carregam em suas expressões o desfiladeiro de emoções contidas em seus âmagos. Seja Pilar em sua relação conflituosa com a filha e seu anseio de mudar-se para Dublin, ou Shin em seu processo de luto. 

"Fortaleza Hotel", possibilita um olhar sensível de um intercâmbio cultural entre duas mulheres dispostas a quebrarem certas barreiras das diferenças sejam elas sociais, culturais ou de classe em prol de um bem maior. Para o diretor, o filme representa: "sentimentos universais e, sobretudo, urgentes, pois acredito que através da solidariedade, essa já tão conhecida ferramenta feminina, que vamos romper barreiras e nos reinventar como humanidade".
CineBliss***

Ficha técnica: 

Fortaleza Hotel (Fortaleza Hotel) 
Brasil, 2021
Direção: Armando Praça
Roteiro: Isadora Rodrigues e Pedro Cândido
Elenco: Clébia de Sousa, Lee Young-Lan, Demick Lopes

Comentários