#CineBlissnoLAR - Filmes que dialogam com as transformações do século XX

 

Na contagem regressiva para o final de 2021, as recomendações do #CineBlissnoLAR desta semana vislumbram narrativas que dialogam com as transformações do século XX, seja através de um retrato do declínio do império austro-húngaro ou da lei seca nos Estados Unidos, como também da efervescência do movimento feminista. Para conferir todas as sugestões de filmes, basta acessar: #CineBlissnoLAR

1 - Feministas: O que elas estavam pensando? (Feminists: What Were They Thinking?)

Direção: Johanna Demetrakas 
Estados Unidos, 2018
Disponível em: Netflix
Como ponto de partida um álbum de fotos da década de 1970, com mulheres norte-americanas que despertaram para o rompimento de barreiras impostas pelo patriarcado, o documentário revisita as mesmas com intuito de discutir as aspirações que essas mulheres tinham no passado e o quanto houve de transformações no momento presente. 
 

 2 - Entardecer (
Napszállta)
 
Direção: László Nemes
Hungria, 2018
Disponível em: Prime Video 
Durante o declínio do império austro-húngaro, em 1913, uma jovem retorna a sua cidade de origem, Budapeste, com intuito de conectar-se com seu passado. Logo, ela começa a trabalhar em uma loja de chapéus chefiada por pessoas ligadas aos seus familiares que desconhecem esse laço afetivo.
 

 3 - Os intocáveis (
The Untouchables) 

Direção: Brian De Palma 
Estados Unidos, 1987
Disponível em: HBO Max
Em uma Chicago de 1930, comandada pelo gangster Al Capone durante o período da lei seca, um pequeno grupo de policiais permeados pela honestidade e determinação decidem capturar o mafioso de qualquer forma. Em suas ações para o desmantelamento do comércio ilegal de bebidas, eles despertam a fúria do líder que os retaliam por meio de muita violência. 
 

 4 - Eu, Anna (
I, Anna) 

Direção: Barnaby Southcombe 
Alemanha/França/Reino Unido, 2012
Disponível em: Reserva Imovision
Uma mulher de meia idade ao participar de encontros às cegas conhece um homem. Logo, o mesmo é assassinado e ela torna-se na principal suspeita. O detetive responsável pela investigação começa a sentir-se atraído por essa figura feminina enigmática. 
 

 


Comentários