"A verdadeira história de Ned Kelly" narra a jornada de resistência e tragédia do mito rebelde australiano
Com o processo de reabertura dos cinemas em algumas cidades brasileiras, chega nas telonas o filme "A verdadeira história de Ned Kelly" (2019), do diretor Justin Kurzel (Macbeth: Ambição e Guerra) e estrelado pelos atores George MacKay, de "1917", e, Russell Crowe, de "O gladiador". Ambientado em terras australianas, na década de 1870, o drama retrata a jornada de Ned Kelly (George MacKay), considerado por uns como bandido e para outros um rebelde, desde sua infância repleta de miséria e violência, até a sua vida adulta ao lado de seus comparsas.
Inspirado no best-seller de Peter Carey, o filme expõe logo de início o forte laço afetivo que une o protagonista à sua mãe, e como isso será usado para lhe impulsionar no recrutamento de sua gangue e no sanguinário grito de liberdade. Com o lema 'Todo homem deve ser autor de sua própria história" aprendido com o mentor Harry Power (Russell Crowe), Ned Kelly reverbera em suas vísceras o conhecimento adquirido e, vai além em sua luta por justiça.
Numa batalha de homens brancos divididos entre colonizador versus colonizado, a narrativa propicia uma radiografia de pequenas misérias humanas de vidas tragadas pelo esquecimento, cujo único meio de expressarem-se e serem vistos seja apenas por meio da violência. Violência essa que é manifesta em cada segundo, reforçando os padrões da dominância masculina e da imposição da virilidade como meio de defesa e conquista.
"A verdadeira história de Ned Kelly" sonda o poço sem fundo da alma humana desse jovem inserido em contexto social de extrema brutalidade, abuso e abandono, e disseca de forma crua o sabor amargo da fúria e insanidade incrustada no indivíduo quando este é colocado à prova de seus limites.
CineBliss***
Ficha técnica:
A verdadeira história de Ned Kelly (True story of Kelly Gang)
Austrália/ França/ Reino Unido, 2019
Direção: Justin Kurzel
Roteiro: Shaun Grant
Elenco: George MacKay, Russell Crowe, Nicholas Hoult, Charlie Hunnam
Comentários
Postar um comentário