44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa amanhã em uma versão on-line

 
Um dos eventos culturais mais aguardados da capital paulista, a Mostra Internacional de Cinema, poderá ser prestigiada a partir de amanhã em todo Brasil, por meio de um formato on-line devido à pandemia. A 44ª edição que ocorrerá até o dia 04 de novembro, contará com 198 títulos, oriundos de 71 países, disponíveis na plataforma Mostra Play,  Spcine PlaySesc Digital (os dois últimos darão acesso gratuito a 30 filmes) e, também no Belas Artes Drive-in (Memorial da América Latina) e CineSesc Drive-in (unidade Parque Dom Pedro II). O festival está dividido em três Mostras: Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. 
 
Como ponta pé inicial, o título escolhido para abrir a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é o longa-metragem mexicano "Nova Ordem", do diretor Michel Franco, laureado com o Grande Prêmio do Júri no último Festival de Veneza. A abertura acontecerá amanhã, às 19:30, no Belas Artes Drive-in, com apresentação virtual de Renata de Almeida e Serginho Groisman.
 
Com um recorte voltado para o fortalecimento do cinema nacional, a programação dispõe de mais de 30 títulos brasileiros, entre eles o selecionada para Cannes 2020 "Casa de Antiguidade", do diretor João Paulo Miranda Maria , "Verlust", de Esmir Filho, "O Lodo", de Helvécio Ratton, "Chico Rei entre nós", da diretora Joyce Prado, entre outros. 

A 44ª edição da Mostra também conta com títulos premiados em festivais internacionais tais como o vencedor do Urso de Ouro em Berlim, "Não há mal algum", do diretor iraniano Mohammad Rasoulo. Alguns premiados no Festival de Veneza como "Crianças ao Sol", de Majid Majidi, "Gênero, Pan", de Lav Diaz e "Miss Marx", de Susanna Nicchiarelli. Já do Festival de Cannes (cancelado por conta da pandemia) encontra-se na programação os filmes "Mães de Verdade", de Naomi Kawase, "Nadia, Borboleta", de Pascal Plante, "Josep", de Aurelien Froment, "Dezesseis Primaveras", de Susanne Lindon e "Suor", de Magrus von Horn.

A homenageada com o Prêmio Leon Cakoff será a produtora Sara Silveira, que irá receber o prêmio no dia 2 de novembro, no Cinesesc Drive-in (unidade Sesc Parque Dom Pedro II) na exibição de sua mais recente produção, o longa-metragem "Todos os Mortos", de Marco Dutra e Caetano Gotardo. Já o Prêmio Humanidade será dedicado aos funcionários da Cinemateca e ao documentarista americano Frederick Wiseman, diretor de City Hall, longa-metragem que parte da seleção do evento. 

Todos os títulos da programação poderão ser acessados pelo site da Mostra , que irá direcionar para as plataformas. Os filmes disponibilizados na Mostra Play custarão R$ 6,00 por visualização.

Para maiores informações acesse o site: Mostra

Comentários