44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - "Apenas Mortais" sensibiliza a jornada de uma família frente aos cuidados de um doente


Diretamente da China para 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está o longa-metragem "Apenas Mortais" (2020), do diretor Liu Ze, em um drama intenso, cru e com ares poéticos sobre a jornada de uma família quando são surpreendidos pelo avanço da doença de Alzheimer da figura paterna. Na condução desta narrativa tem-se a personagem Xian Tian (Tang Xiaoran), uma mulher de 30 anos que muda-se para a casa dos pais após terminar um relacionamento com um homem casado. 

Em sua nova rotina ao lado dos genitores, Xian praticamente deixa sua vida para segundo plano para dedicar-se exclusivamente na ajuda com o pai, porém mesmo nesse momento conturbado ela inicia um novo romance. Já sua irmã casada com pouca participação na narrativa, desponta para enaltecer a tentativa da terceirização dos cuidados através do dinheiro. Essa família, abalada pela degeneração tanto do psicológico quanto do corpo físico do pai, vê-se imersa em um turbilhão de incertezas e desgaste. 

Assim como em "Amor" (2012), do diretor austríaco Michael Haneke, o filme chinês também trafega com sensibilidade pela intimidade dessa família nutrida ao mesmo tempo pelo afeto e pela exaustão da situação. Embora seja possível observar o quão violento esse processo degenerativo é, não só para a pessoa afetada quanto aos que estão ao seu redor, o diretor opta por não ser evasivo na exposição das imagens. Como pode ser visto na sequencia do banheiro, em que a câmera fica parada na porta e não avança na privacidade do está ocorrendo naquele espaço.

"Apenas Mortais", é a tradução plena da fragilidade da condição humana frente à uma doença. E, também exprime o sabor amargo da incapacidade dos entes queridos de mesmo doarem todo o carinho e zelo não conseguirem controlar o destino certeiro de cada um de nós. 

Para maiores informações acesse ao site: Mostra

Para assistir aos filmes da programação, acesse: Mostra Play

CineBliss****



Ficha técnica: 

Apenas Mortais (Being Mortal)

China, 2020

Direção: Liu Ze

Roteiro: Liu Ze, Zhang Weiping

Elenco: Tang Xiaoran, Zhang Hongjing, Li Kunmian, Shi Xiaofei

Comentários