44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - "O Charlatão" busca um certo convencimento da prática da não ciência na medicina


A realizadora e roteirista polonesa Agnieszka Holland, responsável por "Rastros" (2017) - filme selecionado para representar a Polônia no Oscar 2018 na categoria Melhor Filme Estrangeiro -, e o famoso "O jardim secreto" (1993), desponta novamente na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, dessa vez com o seu mais atual trabalho "O Charlatão" (2020), exibido no Festival de Berlim desse ano. Em um drama que mistura a questão da ciência versus misticismo, a narrativa acompanha a jornada do famoso herborista Jan Mikolasek (Ivan Trojan).

Baseado em uma história real, em uma Tchecoslováquia antes da Segunda Guerra Mundial, o público é convidado a observar a rotina de trabalho desse homem que dedicou toda a sua vida em busca de curar pessoas utilizando métodos um tanto quanto fora do comum. Ao lado de seu assistente fiel, Frantisek Palko (Juraj Loy),  Jan Mikolasek desafia não só a ciência como também políticos com seu dom e fama. 

Jan Mikolasek, transita na linha tênue da complexidade do ser humano, ora possuí ares de arrogância e comete certas incongruências, ora demonstra generosidade e se coloca à serviço de curar as pessoas. Ao deixar de lado a ciência para seus diagnósticos e apenas 'olhar' para as urinas de seus pacientes, o herborista acarreta admiradores e inimigos de todas as classes sociais, e isso, o conduzirá à uma série de provações para comprovar a veracidade de seus atos. 

Com a aplicação do pano de fundo histórico da ocupação nazista e do regime comunista, "O Charlatão" intercala o presente com o passado sem se apegar em explicações consistentes sobre os conflitos que envolveu a vida de Jan Mikolasek. Como é o caso do desfecho entre ele e sua mentora ou até mesmo com seu assistente. Nesse sentido, o filme afeiçoa-se mais em uma busca de convencimento da prática da não ciência na medicina e usufrui de certas piegas para tentar garantir esse feito. 

Para maiores informações acesse ao site: Mostra

Para assistir aos filmes da programação, acesse: Mostra Play

CineBlis**


 

Ficha técnica: 

O Charlatão  (Charlatan)

República Tcheca/ Irlanda/Polônia/Eslováquia, 2020 

Direção: Agnieszka Holland

Roteiro: Marek Epstein

Elenco:  Ivan Trojan, Josep Trojan, Juraj Loy

Comentários