Sugestões do CineBliss para as estreias desta semana nos cinemas


1- Um dia de chuva em Nova York (A rainy day in New York)

Após inúmeras polêmicas envolvendo o diretor Woody Allen e o lançamento de seu mais recente trabalho, o filme "Um dia de chuva em Nova York" (2019), estreia hoje nas principais salas de cinema do país. Como o próprio título já indica, novamente a cidade americana é o cenário nostálgico para as aventuras amorosas, eventos pautados pelo acaso e desarranjos de destinos, algo recorrente nas obras do cineasta.

Para essa empreitada, o filme centraliza a narrativa nas peripécias do jovem casal Ashleigh (Elle Fanning) e Gatsby (Timothée Chalamet), quando vão passar o final de semana em Nova York devido à entrevista que a primeira tem com o diretor de cinema Roland Pollard (Liev Schreiber).

Todavia, o que era para ser algo romântico para os namorados transforma-se num desencadeamento de situações inusitadas. Ashleigh, aspirante a jornalista segue seu faro e acaba participando de acontecimentos envolvendo homens famosos do show business e, Gatsby, ao perambular pelas ruas de seu passado, reencontra antigos amigos e Chan (Selena Gomez), a irmã mais nova de sua ex-namorada. Esse caldeirão de desencontros dos protagonistas, permite que cada um desfrute ao lado de outras pessoas um longo dia de chuva em Nova York.


2- Bixa Travesty (Bixa Travesty)


O documentário "Bixa Travesty" (2018), dos realizadores Claudia Priscilla e Kiko Goifman, laureado no ano passado no Festival de Brasília com o prêmio de Melhor longa-metragem pelo Júri Popular, estreia hoje nas principais salas de cinema do país. A narrativa aborda a jornada de desconstrução de estereótipos de raça, gênero e classe da cantora transexual negra, Linn da Quebrada.

No documentário é possível observar a rotina de trabalho da cantora, os shows e programas de rádio feitos ao lado de Jup do Bairro, e também sua intimidade junto da mãe e de seus amigos. Nutrido por assuntos polêmicos, o tempero da narrativa dá-se por meio do bom humor dos diálogos e da potência transformadora da protagonista em dissecar as engrenagens do patriarcalismo e da caretice. 


3- A vida invisível (A vida invisível)



A tão aguardada estreia nas telonas do filme brasileiro "A vida invisível", laureado em Cannes com o prêmio máximo na Mostra Um Certo Olhar e representante do país para disputar a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional, acontece hoje nas principais salas de cinema. O melodrama dirigido pelo cearense Karim Aïnouz, proporciona um mergulho na jornada das duas irmãs, Eurídice (Carol Duarte), 18, e Guida (Julia Stockler), 20, quando estas têm seus destinos separados por ordem da figura paterna.

Numa Rio de Janeiro nostálgica, da década de 1950, encontra-se Eurídice persistente no sonho de tornar-se uma pianista profissional, mas que mesmo assim segue as expectativas de seus pais. Enquanto Guida, saí em busca de viver o grande amor. Os desarranjos de trajetórias impostos pelos grilhões da dominância masculina, lança fagulhas de esperança no coração de cada uma para terem forças de desafiarem sozinhas todos os obstáculos que impedem o tão sonhado reencontro. 
Leia mais em: A vida invisível


4- Midway - Batalha em Alto Mar (Midway)


Estreia hoje nos cinemas o filme baseado nos acontecimentos reais envolvendo a fatídica batalha no Oceano Pacífico durante a II Guerra Mundial, "Midway - Batalha em alto mar" (2019), do diretor Roland Emmerich (O Dia depois de Amanhã, Independence Day). A narrativa, partindo da perspectiva de marinheiros e aviadores que lutaram na Batalha de Midway, em 1942, retrata a descoberta da marinha americana da localização e horário do ataque japonês.
Por meio dessa constatação, os americanos foram capazes de intervier na batalha e, consequentemente, a frota japonesa sofrera severos danos e inúmeras mortes. 

Comentários