"Cadê você, Bernadette?" exprime de modo superficial e previsível a escolha da mulher em colocar a família em primeiro plano


A atriz australiana ganhadora do Oscar, Cate Blanchett, está de volta às telonas com o lançamento nesta quinta-feira (07) de "Cadê você, Bernadette?"(2019), no papel da dedicada mãe título do filme. Dirigido por Richard Linklater (Boyhood: Da infância à Juventude, Antes do Amanhecer), a comédia com pitadas de drama é baseada no best-seller da autora Maria Semple, cuja protagonista após anos aplicados ao cuidado da filha Bee (Emma Nelson) e do marido Elgie Fox (Billy Crupud), depara-se imersa em uma crise existencial à beira de entrar em colapso.

Bernadette, cujo futuro promissor como arquiteta fora misteriosamente abandonado, decidi desaparecer do mapa depois de uma série de eventos bizarros. Nessa jornada longe da família, ela iniciará um processo de descobertas sobre si mesma e seu verdadeiro potencial. 

Mesmo com o talento primoroso de Cate Blanchett, que reverbera vivacidade e excentricidade numa personagem sob o efeito de anestesia frente às decisões de sua vida, o filme não colabora em debater com profundidade o entorno dos motivos que a levaram a desistir da carreira e optar pela vida doméstica. Essas informações são superficialmente reveladas por meio de um vídeo ou em uma conversa dela com um antigo amigo. 

As maluquices de Bernadette no modo de se relacionar com as outras pessoas até convence o espectador com algumas risadas, mas não surpreende, pelo contrário é algo esperado. Diferentemente da personagem Jasmine - interpretado pela mesma no filme "Blue Jasmine"(2013) - que esbanja também no viés cômico, o poço de fragilidade e desamparo da protagonista. Essa comparação salta aos olhos, uma vez que  tanto Bernadette quanto Jasmine buscam nos remédios ou nos trejeitos singulares uma forma de expressarem suas angústias e frustrações. 

"Cadê você, Bernadette?", ainda denota no roteiro questões e alternativas ambientais para a sociedade, assim como o uso da tecnologia como meio para evitar relações sociais. Esses assuntos podem ser observados nas cenas do desastre da casa da vizinha, a secretária virtual ou o local escolhido pela personagem para fugir e se reinventar. Para quem é fã da atriz ou busca uma história agridoce, o filme é uma escolha razoável.  
CineBliss***



Ficha técnica: 

Cadê você, Bernadette? (Where'd you go, Bernadette)
Estados Unidos, 2019
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater, Holly Gent, Vince Palmo   
Produção: Megan Ellison, Nina Jacobson, Brad Simpson, Ginger Sledge   
Fotografia: Shane F. Kelly   
Montagem: Sandra Adair
Elenco: Cate Blanchett, Billy Crupud, Emma Nelson, Kristen Wiig, Laurence Fishburne,

Comentários