"Ad Astra" sonda o poço sem fundo das angústias da alma humana através de uma viagem pelos confins do espaço


O astro de Hollywood, o ator Brad Pitt está presente em mais um filme como protagonista e produtor com "Ad Astra - Rumo às estrelas"(2019), do diretor James Gray (Amantes, Era uma vez em Nova York), que estreia amanhã (26) nos cinemas. Numa narrativa nutrida pelos gêneros da ficção científica, thriller, aventura e drama, o intérprete dá vida ao astronauta Roy McBride.

Após vivenciar um terrível acidente, Roy é notificado sobre a incidência de eventos misteriosos que ameaçam à sobrevivência na Terra. Por um arranjo do destino, esses mesmos acontecimentos podem estar relacionados ao desaparecimento de seu pai, Clifford McBride (Tommy Lee Jones). Como tentativa de solucionar essa incógnita, Roy é convocado para uma missão rumo à Netuno que poderá afetar toda sua existência.

Com imagens espaciais de puro deleite estético, o público é induzido à agarrar-se no protagonista e permitir-se ser conduzido para uma experiência de cunho existencial em meio ao vazio e solitário espaço. Além da voz-off de Roy narrando seus questionamentos sobre suas escolhas e sua relação com o pai, o personagem também está presente em todas as sequencias do filme. E, em sua maioria, não demonstra nenhuma emoção ou mudança de temperamento, com foco total em sua missão. Vale como exemplo, as diversas vezes em que é submetido à análise psicológica.

Nessa interpretação que talvez possa lhe render uma indicação ao Oscar 2020, o ator Brad Pitt, manifesta total segurança e primor no modo como concebe esse sujeito tão complexo como Roy. Se de um lado, o personagem denota um espírito aventureiro solitário, responsável com seu trabalho e propício a atos de bravura, algo semelhante à um cowboy dos filmes de faroeste. Do outro lado, há uma certa paralisia em certos aspectos de sua vida relacionados à sentimentos profundos sobre o abandono paterno. 
"Ad Astra - Rumo às estrelas" em um sofisticado trabalho de montagem, voa vagarosamente pelo espaço, permitindo uma imersão e contemplação da imensidão do universo, e ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o poço sem fundo das angústias da alma humana. Vale lembrar que o filme tem DNA brasileiro por meio da assinatura na produção da RT Features, do carioca radicado em São Paulo, Rodrigo Teixeira. 
CineBliss***** 

Ficha técnica: 

Ad Astra - Rumo às estrelas (Ad Astra)
Estados Unidos, 2019
Direção: James Gray 
Roteiro: Ethan Gross, James Gray
Produção: Anthony Katagas, Brad Pitt, Dede Gardner, Doug Torres, James Gray, Jeremy Kleiner, Rodrigo Teixeira
Fotografia: Hoyte Van Hoytema
Montagem: John Axelrad, Lee Haugen
Elenco: Brad Pitt, Donald Sutherland, Tommy Lee Jones, Ruth Negga, Liv Tyler

Comentários