"De pernas pro ar 3" chega aos cinemas hoje com uma história divertida e nutrida por vários temas atuais da sociedade

Marcelo Saback, Denise Weinberg, Julia Rezende, Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Mariza Leão, Samya Pascotto,
Eduardo Mello

O sucesso da atriz Ingrid Guimarães, como Alice, na franquia "De pernas pro ar" chega ao terceiro longa-metragem hoje nos cinemas. Se no primeiro o foco da protagonista baseava-se em romper com padrões na discussão do prazer feminino e na apresentação de vários 'brinquedos' eróticos, como o vibrador. Nove anos depois, a narrativa acompanha os avanços da sociedade, em particular das mulheres, na inserção de temas atuais do feminismo, na introdução de novos utensílios eróticos em comunhão com a tecnologia e, na inclusão de personagens jovens se relacionando com o sexo. 

Dirigido por Julia Rezende (Meu passado me condena, Um namorado para minha mulher), a comédia "De pernas pro ar 3" (2018)  apresenta a empresa Sexy Delícia em pleno turbilhão de vendas em toda parte do mundo, exigindo de Alice total dedicação ao trabalho com inúmeras viagens para vários países e praticamente pouca atenção à família. Nessa conjuntura, resta ao marido João (Bruno Garcia), cuidar do adolescente Paulinho (Eduardo Mello) e da caçula, Clarinha (Duda Batista). Por sua vez, Alice atormentada pela sensação de culpa, decide aposentar-se para ficar mais próxima dos entes queridos e entrega os negócios à sua mãe, Marion (Denise Weinberg). No entanto, o descanso não dura muito devido ao surgimento de Leona (Samya Pascotto), uma jovem empreendedora do mundo tecnológico que busca encontrar seu espaço no mesmo segmento da Sexy Delícia. 

Além do habitual cenário do Rio de Janeiro com as belas paisagens naturais, a continuação desloca os personagens para a deslumbrante e romântica Paris. Além de promover cenas em vários pontos turísticos da capital francesa - despertando o imaginário do espectador -, a cidade alimenta momentos de decisões importantes para a jornada de Alice. 

O roteiro assinado por Marcelo Saback, Rene Belmont e a própria Ingrid Guimarães, busca mesclar o lado cômico e neurótico da protagonista com certos aspectos dramáticos, viabilizando observar certas questões femininas mais afinco. Como a sensação de culpa presente na vida de várias mulheres divididas entre o trabalho e atenção à família, a relação de mãe e filho adolescente, a competitividade entre mulheres de gerações diferentes, a sororidade (união e aliança entre as mulheres), os conflitos do casamento e, como não podia deixar de fazer parte, a busca pela satisfação sexual feminina na era tecnológica. 

Todavia, a narrativa peca em algumas cenas forçadas ou para o lado dramático ou irônico que não agrega para o desenrolar das ações. Isso pode ser visto na sequencia com a pequena participação de Marcela (Maria Paula), que explica para Alice certos conceitos zen e, a segunda, ao tentar aplicar os ensinamentos com a família é interrompida por Leona e o assunto não é retomado depois.

Vale destacar a sequencia de puro deleite sensual com a participação do ator Cauã Reymond - como ele mesmo -, seduzindo a protagonista em uma realidade virtual ao som da canção "Meu sangue ferve por você", de Sidney Magal. A atriz Ingrid Guimarães comentou na coletiva de imprensa de ter sido dela a ideia de convidar o ator: "Eu queria que fosse um ator que tivesse no inconsciente coletivo das mulheres e dos homens também... de ser o simbólo do homem bonito e sexy".  

À vista disso, "De pernas pro ar 3", cativa o espectador com uma história divertida nutrida por questões significativas referentes às transformações de comportamento, das relações humanas e, das mulheres. E, novamente, a atriz Ingrid Guimarães esbanja carisma e vivacidade no papel de Alice.
CineBliss ***






Ficha técnica: 

De pernas pro ar 3 (De pernas pro ar 3)
Brasil, 2018
Direção: Julia Rezende
Roteiro:  Ingrid Guimarães, Marcelo Saback, Rene Belmonte
Produção: Mariza Leão
Fotografia: Dante Belluti
Montagem: Maria Rezende
Elenco: Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Denise Weinberg, Samya Pascotto, Eduardo Mello, Duda Batista

Comentários