"O peso do passado" explora o âmago da sensação de culpa e apresenta uma irreconhecível Nicole Kidman


Para os fãs da atriz Nicole Kidman acostumados a ver sua beleza saltitar nas telas do cinema, assistir ao seu novo filme "O peso do passado" (2018), com certeza deixará muitos atônitos com a aparência física da australiana. O thriller policial que estreia nesta quinta-feira (17) nas principais salas de cinema do país, é dirigido pela diretora Karyn Kusama (Garota Infernal) e se destina na jornada de redenção da detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles, Erin Bell (Nicole Kidman).

Em uma de suas primeiras tarefas como investigadora, Erin se infiltra em uma gangue de assaltantes de banco e seu trabalho acaba em um final trágico. Carregando o peso da culpa por anos, a protagonista encontra uma possível chance de se redimir quando se depara com uma pista para encontrar o líder do grupo, o assassino Silas (Toby Kebbell).

A cidade de Los Angeles, cenário do filme e vista sob os olhos de Erin, aparece decrépita, seca e sem o glamour. Algo bem semelhante a Nicole Kidman, como já mencionado acima de sua aparência irreconhecível, em que expressa em seu olhar o vazio e, seu corpo vagueia com o peso do remorso do passado de sua personagem, o que lembra um zumbi - nem morta, nem viva. O porte físico supostamente frágil de Erin, não condiz com seu comportamento tanto na demonstração de valentia para lidar com as situações de perigo, quanto em sua relação de frieza com a filha adolescente. A interpretação da atriz já lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Drama e tem grandes chances de também ser lembrada na premiação do Oscar, em fevereiro, na mesma categoria.

Todo o desenrolar das ações da narrativa são movidas pela sensação de culpa que assombra a protagonista. Esse fator, acaba direcionando a história para um ritmo lento e algumas vezes um pouco enfadonho, sem desmerecer a reviravolta espetacular do final.
CineBliss **
#Filme visto no Festival do Rio 2018





Ficha técnica: 

O peso do passado (Destroyer)
Estados Unidos, 2018
Direção: Karyn Kusama 
Roteiro: Matt Manfredi, Phil Hay
Produção: David Diliberto, Fred Berger, Matt Manfredi, Phil Hay
Fotografia: Julie Kirkwood
Elenco: Nicole Kidman, Sebastian Stan, Bradley Whitford, Toby Kebbell

Comentários