Na 22a Mostra de Cinema de Tiradentes, o longa-metragem "Tremor Iê" expressa a violência sem utilizar da mesma

Diretoras Elena Meirelles e Lívia Paiva, equipe, crítica de cinema Carol Almeida e mediador Marcelo Miranda

À noite de ontem (22) foi reservada para a pré-estreia mundial do longa-metragem cearense "Tremor Iê", das realizadoras Elena Meirelles e Lívia Paiva, na Mostra Aurora da 22a Mostra de Cinema de Tiradentes. Com uma narrativa envolta em um mundo distópico, um coletivo de mulheres se manifestam por meio da resistência contra uma instituição violenta. Essas mulheres através da oscilação entre memória e invenção relatam os elementos violentos que as cercam, sem em nenhum momento utilizar dessa brutalidade como forma de vingança. 

Neste cinema feminista, o roteiro apresenta um certo jogo com o tempo sem situar a história no passado ou presente, o que provoca no espectador um olhar mais atento sobre as particularidades do filme. Como o próprio título já destaca, o tremor vem por meio do som dos tambores ressaltados com frequência durante o desenvolvimento da narrativa e, também pelos corpos de enfrentamento dessas mulheres. 

Vale a pena destacar o figurino dos soldados do bem, vestidos em um uniforme branco e com máscara, numa das possíveis maneiras de observar o quão desumanizado e dominado pela violência se encontra este representante da suposta "ordem". A crítica de cinema Carol Almeida salientou durante o bate papo sobre o filme esta manhã, a missão que as personagens tiveram em "roubar a história", já que elas sequestram os restos mortais do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco - o primeiro presidente do período da ditadura militar -, guardados no Museu da Abolição, em Fortaleza (Ceará). 

A programação para esta quarta-feira (23) conta com a pré-estreia de dois documentários, o primeiro vem do Ceará, "Currais" (2019), dos realizadores David Aguiar e Sabina Colares e, o segundo, o mineiro "A rainha Nzinga chegou"(2018), de Junia Torres e Isabel Casimira Gasparino.

Não deixem de conferir tudo o que acontece na 22a Mostra de Cinema de Tiradentes no Instagram @macknight_travel_movie e também nas publicações do blog. Para maiores informações acesse o site Mostra de Tiradentes
CineBliss

Comentários