O longa-metragem cearense "Inferninho" brilha e contagia o público na 22a Mostra de Cinema de Tiradentes

João Dumans, Rafael Martins, Lila Foster, Guto Parente.

A 22a Mostra de Cinema de Tiradentes exibiu na noite de ontem (20) o longa-metragem cearense "Inferninho" (2018), dos realizadores Guto Parente e Pedro Diógenes, na Mostra Corpos Adiante. Aplaudido fervorosamente pelo público presente, a narrativa que se situa em um pequeno espaço de um bar, desenvolve uma reflexão sobre personagens um tanto quanto patéticos e excluídos da sociedade, cuja presença no local denota uma busca por refúgio de um mundo cruel e permite um acolhimento por parte do espectador. 

"Inferninho", nome dado ao estabelecimento, tem como dona a personagem Deusimar, uma mulher trans que logo nos primeiros minutos de duração do filme, se apaixona pelo marujo recém-chegado, Jarbas. O aparecimento desse sujeito, desperta na protagonista uma potência de estar viva e se sentir viva, ao ponto dela optar por querer vender o bar herdado de sua família para o governo e, com isso, ter coragem para vivenciar experiências fora de seu bar. 

Numa mistura entre teatro e cinema, em que tanto o cenário quanto os personagens transparecem um universo falso, o público é contagiado por aspectos humanos de uma história convencional, mas que se impõe no estilo, na performance e na conectividade dos atores. 

Se num primeiro momento, o gênero comédia se faz mais visível por meio de figuras fantasiadas de super-heróis bebendo cerveja, logo, a narrativa se transforma num melodrama com questões existenciais tais como a solidão, a busca pelo amor, o fatalismo e a falta de esperança. 

Para o roteirista e ator Rafael Martins: "não são os super-heróis que irão nos salvar, mas a conectividade, o afeto e a empatia". São justamente esses elementos que enaltecem o longa-metragem e permite ao espectador lidar com diversas experiências do sensível, especialmente na sequência do monólogo do Coelho.

Não deixem de conferir tudo o que acontece na 22a Mostra de Cinema de Tiradentes no Instagram @macknight_travel_movie e também nas publicações do blog. Para maiores informações acesse o site Mostra de Tiradentes
CineBliss
 
 
 
 

Comentários