O novo filme do diretor Spike Lee, "Infiltrado na Klan", será exibido hoje à noite no Festival do Rio 2018


O diretor americano nascido no bairro do Brookly, em Nova Iorque, Spike Lee, causou rebuliço em Cannes, em 1989, com o febril longa-metragem "Faça a coisa certa", que mesmo com todo potencial de discussão sobre as condições dos negros nos Estados Unidos, não logrou à Palma de Ouro. Quase trinta anos depois, esse mesmo cineasta contagiou a Croisette com seu recente trabalho “Infiltrado na Klan” (2018), sendo laureado com o prêmio do Grand Prix. Por sua vez, o Festival do Rio 2018 tem como destaque em sua programação a primeira exibição deste filme na noite desta terça-feira (06), às 21:30, no CCLSR - Cine Odeon NET Claro.

A história baseada em eventos reais, nos anos 1970, no Departamento de Polícia de Colorado Springs, retrata a infiltração do novato policial negro Ron Stallworth (John David Washington) na organização que defende a supremacia branca, Ku Klux Klan. Para tal feito, ele começa a ter contato por telefone com um dos influentes líderes David Duke (Topher Grace) e, para os encontros presenciais com o grupo destina o parceiro judeu, Flip Zimmerman (Adam Driver). Juntos, eles têm como objetivo desmantelar esta associação difusora de ódio às minorias.

Como na maioria de seus filmes anteriores, Spike Lee pauta a narrativa por meio de uma onda crescente de tensão, cujo efeito provocado no espectador é impactante e visceral. Para isso, o roteiro é construído com base em diálogos embriagados de fúria, convicção e, por que não irônico, sem deixar de lado em nenhum momento o tom político subversivo.

Por si só a história já é nutrida por ingredientes de horror social, mas o cineasta busca aprofundar essa sensação com imagens dos filmes "O nascimento de uma nação" (1915), de D.W. Griffith, "...E o vento levou" (1939), de Victor Fleming, e, das passeatas que aconteceram em 2017, na cidade de Charlottesville, na Virgínia, nos Estados Unidos. Como se esses fatos pudessem ilustrar a linha cronológica da violência física e psicológica direcionada aos negros americanos.

O ator John David Washington - filho do astro Denzel Washington - dispõe de uma performance arrebatadora, o tom de deboche, revolta, sagacidade e comprometimento com a missão se harmonizam em seu personagem, transmitindo para o espectador o abismo moral e bizarro deste 'particular' momento da sociedade estadunidense. A representação feminina também ganha voz ativa no papel da líder estudantil Patrice Dumas (Laura Harrier), cujo entusiasmo em dar vazão de poder para todos "power to all the people", serve de engrenagem tanto para combater o ódio como para alimentá-lo.

Um filme simplesmente imperdível e extremamente necessário para tempos de obscurantismo político e social em diversas partes do mundo. Não deixem de conferir!

Segue abaixo as datas, horários e lugares de exibição do filme "Infiltrados na Klan". O Festival do Rio acontece entre os dias 01 a 11 de novembro. Para maiores informações acesse o site  Festival do Rio
CineBliss

Datas e horários
06/11 (terça-feira) - 21h30 - CCLSR - Cine Odeon NET Claro
07/11 (quarta-feira) - 18h30 - Reserva Cultural Niterói 1
09/11 (sexta-feira) - 16h00 - Estação NET Ipanema 2
10/11 (sábado) - 18h40 - Kinoplex São Luis 2





Ficha técnica : 

Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman)
Estados Unidos, 2018
Direção: Spike Lee
Roteiro: Charlie Wachtel, David Rabinowitz, Kevin Willmott, Spike Lee
Produção: Sean Mckittirick, Jason Blum, Raymond Mansfield, Jordan Peele, Spike Lee, Shaun Redick
Fotografia: Chayse irvin
Montagem: Barry Alexander Brown 
Elenco: John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier, Topher Grace, Alec Baldwin 

Comentários

  1. Adorei! Eu adoro ver Adam Driver participando de filmes, sigo muito o trabalho deste ator, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. É espectacular, superou as minhas expectativas, adoro os filmes de Adam Driver, considero que é um excelente ator, o vi em Lucky Logan Roubo em Família, adorei! Já a viste? Este filme é um dos melhores que estreou em 2017, se você quise assistir um de os melhores filmes de comedia eu recomendo! É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário