Festival do Rio exibe hoje o filme "A sombra do pai" na mostra competitiva da Première Brasil


O segundo longa-metragem da diretora baiana Gabriela Amaral Almeida, "A sombra do pai" (2018), será exibido hoje pela primeira vez no Festival do Rio 2018, em uma sessão de gala com convidados, às 19h00, em duas salas do Estação NET Gávea.  O filme que já logrou no Festival de Brasília três estatuetas nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante para Luciana Paes, Melhor Som para Daniel Turini e Melhor Montagem para Karen Akerman, concorre pelo troféu Redentor na Première Brasil: Competição longa ficção. 

A emocionante narrativa misturada com um toque de horror, retrata a relação entre Jorge (Júlio Machado) e Dalva (Nina Medeiros), respectivamente pai e filha, que após a morte da mãe e do abandono da tia Cristiana (Luciana Paes) da casa, são obrigados a construirem uma aproximação afetiva. Porém, quando o amigo de trabalho de Jorge morre, este ausentando-se do papel de pai e aos poucos demonstra uma aparência de zumbi, alienado pelo trabalho exaustivo na construção civil e completamente castrado emocionalmente. Por sua vez, Dalva busca refúgio em filmes de terror e em suas crenças, o que a faz acreditar ter poderes sobrenaturais para ser capaz de trazer sua mãe de volta à vida.

Gabriela Amaral Almeida, cujo primeiro longa "O animal cordial" (2017) já introduzia os repertórios do subgênero do terror, o slasher, em seu trabalho atual fica ainda mais evidente com imagens rasgando a tela de filmes cultuados desta categoria tais como "Frankenstein" (1910), de J. Searle Dawley, e, "A noite dos mortos vivos" (1968), de George Romero. A diretora vai além disso, ao aprofundar em seu roteiro a questão da vontade e da fé, ingredientes responsáveis por impulsionar uma potência de escolher entre viver ou morrer, algo tão característico nos personagens de Dalva e Julio.

Segue abaixo as datas, horários e lugares de exibição do filme "A sombra do pai". O Festival do Rio acontece entre os dias 01 a 11 de novembro. Para maiores informações acesse o site  Festival do Rio

Datas e horários
08/11 (quinta-feira) - 19h00 - Estação NET Gávea 3
08/11 (quinta-feira) - 19h00 - Estação NET Gávea 5
09/11 (sexta-feira) - 13h00 - CCLSR - Cine Odeon NET Claro
10/11 (sábado) - 19h00 - Kinoplex São Luis 1



Ficha técnica: 

A sombra do pai (A sombra do pai) 
Brasil, 2018
Direção: Gabriela Amaral Almeida
Roteiro: Gabriela Amaral Almeida
Produção: Rodrigo Sarti Werthein, Runi Tavares, Rodrigo Teixeira
Fotografia: Bárbara Alvarez
Montagem: Karen Akerman
Elenco: Julio Machado, Nina Medeiros, Luciana Paes

Comentários