Para um feliz Dia do Amigo, o CineBlissEK faz uma lista com 10 filmes que retratam esse elo de amor


Comemora-se hoje o Dia do Amigo, essa segunda família como muitos costumam dizer alimenta a alma de cada indivíduo dando momentos de alegria, cumplicidade, suporte, desabafo, risos e choros. Qualquer pessoa tem uma história marcante para contar sobre uma fase compartilhada com um verdadeiro amigo e como isso sensibiliza a jornada da vida com coragem,força e alegria.

O cinema assim como outras artes utiliza do tema Amizade para contar suas histórias e emocionar o público. Muitos enredos são elaborados com base na fraternidade de duas ou mais pessoas. Para homenagear o Dia do Amigo, o CineBlissEK faz uma lista com 10 filmes que retratam a questão da amizade com suas jornadas de amor, união e companheirismo. A lista completa dos filmes encontra-se em: CineBlissEK-Dia do Amigo


E.T. - O extraterrestre (E.T. - The Extra-Terrestrial)
Direção: Steven Spielberg, 1982
Elenco: Henry Thomas, Robert MacNaughton, Drew Barrymore


O menino Elliott (Henry Thomas) encontra no quintal de sua casa uma criatura um tanto quanto estranha, um extraterrestre. Com a inocência de uma criança ele decide esconder esse E.T. em seu quarto e ajudá-lo a voltar para casa. Através do amparo, Elliott e E.T. desenvolvem um elo de amizade capaz de comprometer a vida dos dois. 
  

Thelma e Louise (Thelma & Louise)
Direção: Ridley Scott, 1991
Elenco: Geena Davis, Harvey Keitel, Susan Sarandon, Brad Pitt


Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon) decidem fazer uma viagem de férias para descansar, contudo no caminho as duas deparam-se com um imprevisto que mudará a vida de cada uma delas. Nessa jornada pelo Grand Canyon a dupla renova os laços da amizade e tornam-se cúmplices do destino escolhido.
Leia a crítica completa em: Thelma e Louise


Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso)
Direção: Giuseppe Tornatore, 1989
Elenco: Philippe Noiret, Salvatore Cascio


O sucedido diretor de cinema italiano Salvatore recebe a notícia da morte de um grande amigo da época de sua infância em sua terra natal. Ao encaminhar-se para o velório de Alfredo (Philippe Noiret), Salvatore começa a recordar o início da amizade entre os dois e as consequências que esse elo trouxe a vida de cada um, tendo o cinema como ligação.  


Curtindo a vida adoidado (Ferri's Bueller day off)
Direção: John Hughes, 1986
Elenco: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara


Ferris Bueller (Matthew Broderick) junto de sua namorado e do seu amigo Cameron (Alan Ruck) decidem faltar um dia da escola para se aventurarem pelas ruas de Chicago em uma Ferrari. O trio na grande cidade aproveitam de todas as formas possíveis o dia livre, enquanto que o diretor da escola e a irmã de Ferris tentam encontrá-los para o acerto de contas. 


Um sonho de liberdade (The Shawshank Redemption)
Direção: Frank Darabont, 1994
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton


Ao ser acusado de matar a esposa, o bancário Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado à prisão perpétua no presídio de Shawshank. No confinamento, o quieto Andy constrói uma verdadeira amizade com outro condenado, Red (Morgan Freeman). Juntos eles trocam confidências sobre suas vidas do lado de fora, os sonhos esquecidos e a esperança que cada um nutre em seu coração, a liberdade. 


Encontros e desencontros (Lost in translation)
Direção: Sofia Copolla, 2003
Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson


Em um hotel na cidade de Tóquio dois americanos têm seus caminhos cruzados. Bob (Bill Murray) um ator famoso contratado por uma marca de whiskey para fazer publicidade no Japão e Charlotte (Scarlett Johansson) uma jovem incerta sobre sua real vocação. O encontro dos dois ocasiona em desabafo de se estar morando em outro país com uma cultura diferente dos Estados Unidos, conversas existenciais e principalmente no elo de uma amizade que não precisa de tradução.


Tomates verdes fritos (Fried green tomatoes)
Direção: Jon Avnet, 1991
Elenco: Kathy Bates, Jessica Tandy, Mary Stuart Masterson, Mary Louise Parker


Em duas épocas diferentes, dois pares de amigas constroem suas relações de amizade através de amor, coragem e força. De um lado há a esposa infeliz Evelyn Couch (Kathy Bates) que ao visitar junto do marido uma casa de repouso faz amizade com uma simpática senhora Ninny Threadgoode (Jessica Tandy). Evelyn e Ninny iniciam uma fraternidade através da narração da história de outras duas mulheres do passado Idgie Threadgoode (Mary Stuart Masterson) e Ruth Jamison (Mary Louise Parker) que juntas construíram um café e também uma amizade.


Ernest e Célestine (Ernest et Célestine)
Direção: Benjamin Renner, Stéphane Aubier, Vincent Patar
Elenco:  Lambert Wilson, Pauline Brunner


O encontro inesperado e praticamente impossível entre dois inimigos gera uma amizade pra lá de engraçada. O urso Ernest (Lambert Wilson) que por não ter boas condições financeiras assalta às vezes uma doceria e uma ratinha Célestine (Pauline Brunner). A pequena rata ao realizar um trabalho na parte de cima da cidade fica perdida do seu lar e encontra abrigo junto de seu opositor. A dupla causa diversas confusões ao tentar escapar da polícia e assim também criam uma cumplicidade de afeto e carinho.


Harry Potter e a pedra filosofal (Harry Potter and the sorcerer's stone)
Direção: Chris Columbus, 2001
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson


O menino de 10 anos de idade Harry Potter (Daniel Radcliffe) no dia do seu aniversário recebe o chamado de aventurar-se em uma realidade completamente diferente da habitual, o mundo dos bruxos. Ao adentrar nesse universo mágico, Harry depara-se com o passado de seus pais falecido, seu poder de bruxo e no inimigo número um de todos, Voldermort. Para ajudá-lo a combater a ameaça desse opositor, o jovem bruxo conta com a amizade de Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) que juntos desenvolvem uma amizade e mais seis continuações da série. 


O mágico de Oz (The wizard of Oz)
Direção: Victor Fleming, 1939
Elenco: Judy Garland,


A menina Dorothy (Judy Garland) ao ter problemas com sua vizinha e seus tios decide fugir de casa, no entanto no caminho acaba enfrentando um tornado que a direciona para um mundo chamado de Oz. Nesse universo mágico, Dorothy opta por querer voltar para casa, porém precisa seguir o caminho dos tijolos amarelos para encontrar-se com o mágico de Oz, único capaz de fazê-la retornar ao lar. Para essa jornada a menina conta com a ajuda de três amigos, o Homem de Lata, o Leão e o Espantalho.

Comentários