CineBlissEK trás uma lista com os 10 melhores filmes de ficção científica


Um dos gêneros mais populares do cinema e também um dos mais difíceis de definir, a ficção científica com sua abordagem do mundo através da imaginação misturado com áreas da ciências proporciona ao público na maioria das vezes uma viagem a mundos futurísticos, planetas desabitados, robôs super desenvolvidos, computadores avançados, armas mais potentes e claro heróis nem tão comuns empreendedores de jornadas galácticas ou mentais.

A ficção científica tem por excelência trabalhar com tecnologia de ponta para desenvolver mundos inimagináveis e personagens fora do padrão da realidade. O público alvo desse gênero busca nesses filmes uma possibilidade de visualizar objetos, cidades ou carros que ainda são inexistentes, mas prováveis de um dia tornar-se real.

O CineBlissEK preparou uma seleção dos 10 melhores filmes de ficção científica para os admiradores desse gênero que fascinam-se com o universo futurístico e tecnológico criado pelo cinema. A lista completa encontra-se em: Cineblissek Melhores Filmes de Ficção Científica


Star Wars: Episódio V - O império contra-ataca (Star Wars: Episode V - The empire strikes back)
Direção:  Irvin Kershner, 1980
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Peter Mayhew,


Clássico do cinema, idolatrado por milhares de fãs ao redor do mundo a saga da jornada do herói através de Luke Skywalker (Mark Hamill) no episódio V, viaja para o planeta Dagobah para encontrar-se com o mentor de Jadi, o mestre Yoda. Nesse local o jovem aprimora seus ensinamentos para consequentemente lutar contra o vilão Darh Vader, ao qual no embate final recebe uma notícia bombástica. Enquanto isso seus aliados, Hans Solo (Harrison Ford), Chewbacca (Peter Mayhew) e princesa Léia (Carrie Fisher) buscam impedir os planos de Darth Vader, mas acabam como seus prisioneiros.  


Blade Runner - O caçador de andróides (Blade Runner)
Direção: Ridley Scott, 1982
Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, Darlyl Hannah


Em uma era futurística e decadente o policial Dick Deckard (Harrison Ford) é contratado para capturar seis andróides chamados de Replicantes que se revoltaram contra o sistema e estão em busca de respostas. Nessa jornada de caça por essas máquinas quase humanas, o policial começa a questionar a existência e o amor.


2001 - Uma odisseia no espaço (2001 - A space odissey)
Direção: Stanley Kubrick, 1968
Elenco:  Gary Lockwood, Keir Dulle, Leonard Rossiter


Considerado por muitos como um dos maiores filmes já feito na história do cinema, o clássico de ficção científica narra em três períodos a evolução do ser humano, desde os primórdios com os macacos até o mais avanço tecnológico do homem com a nave Discovery controlada pelo computador Hal. O desenvolvimento de cada estágio acontece com a descoberta do monólito. 
Um filme repleto de efeitos especiais, imagens belíssimas e a abordagem de questões filosóficas e religiosas.


Ela (Her)
Direção: Spike Jonze, 2013
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Scarlett Johansson


Em uma cidade retrô e ao mesmo tempo futurística vive Theodore (Joaquim Phonex) escritor de cartas que após se separar de sua esposa busca na solidão uma companhia. Sua vida muda drasticamente quando começa a se relacionar com Samantha (Scarlett Johansson) um programa de computador. No convívio amoroso o casal homem e máquina trocam experiências, medos e juras de amor. A relação dos dois é de extrema sensibilidade aparentando algumas vezes a possibilidade de Samantha ser humana. 
Leia a crítica do filme:  Her


Matrix (The Matrix)
Direção: Andy Wachowski e Lana Wachowski, 1999
Elenco: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Laurence Fishburne


Num futuro próximo vive o solitário programador de sistemas Neo (Keanu Reeves) que passa suas noites invadindo computadores, seu chamado a aventura ocorre quando duas pessoas aparecem em sua porta, Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss) convidando-o a se juntar a um colisão de refugiados do sistema existente. Neo após recusar o chamado decidi unir-se a dupla para combater os computadores que tomaram conta da humanidade e libertar os seres humanos.


O exterminador do futuro 2 (Terminator 2: Judgement day)
Direção: James Cameron, 1991
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Edward Furlong, Leslie Hamilton, Robert Patrick


A parte dois do filme "O exterminador do futuro" mostra a volta do cyborg interpretado por Arnold Schwarzenegger não como vilão, mas um protetor do jovem John Connor (Edward Furlong), líder da resistência humana contra a empresa CyberNet. Essa companhia envia um robô (Robert Patrick) para matar John Connor, contudo o rapaz tem ao seu lado a mãe Sarah Connor (Leslie Hamilton) e claro Arnold Schwarzenegger para lhe ajudar.   


De volta para o futuro (Back to the future)
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd


A amizade do adolescente Marty McFly (Michael J. Fox) com o cientista maluco Dr. Brown (Christopher Lloyd) resulta em algo surpreendente quando o cientista desenvolve uma máquina que possibilita viajar no tempo, Marty acaba indo parar nos anos 50, época ao qual nem era nascido. Nessa viagem ele encontra pessoas do seu cotidiano, criando confusões e modificando o futuro. Para consertar a bagunça ele precisa arrumar um jeito de voltar para os anos 80.


A origem (Inception)
Direção: Christopher Nolan, 2010
Elenco: Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Michael Caine, Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt


O especialista em invadir mente humana Don Cobb (Leonardo DiCaprio) vive como fugitivo por ter cometido atos de espionagem, para conseguir a licença de entrar novamente em seu país, ele precisará fazer um trabalho um tanto quanto fora do comum, ao invés de invadir uma mente ele terá que induzir uma ideia no subconsciente de um grande empresário. Para ajudá-lo nessa jornada em que ilusão e realidade se misturam ele contará com um time bem preparado, porém incertos sobre o sucesso da missão. 


Alien, o oitavo passageiro (Alien)
Direção:  Ridley Scott, 1979
Elenco: John Hurt, Sigourney Weaver


Em meio a uma viagem espacial, os tripulantes de uma nave deparam-se com o surgimento de uma criatura cuja existência se consolida na barriga de um dos integrantes, Kane (John Hurt). Com o nascimento dessa criatura também desponta mortes e terror aos membros da nave. Para impedir esse monstro de fazer mais vítimas a sargenta Ripley (Sigourney Weaver) terá que enfrentar desafios assustadores. 


Metrópolis (Metropolis)
Direção: Fritz Lang, 1927
Elenco: Gustav Fröhlich, Alfred Abel, Brigitte Helm


Considerado por muitos críticos como o primeiro filme do gênero ficção científica, o clássico do expressionismo alemão "Metrópolis" retrata uma sociedade futurística dividida entre sistemas de classes sociais (rico x pobre). Quando o jovem milionário Fredersen (Alfred Abel) conhece a bela operária Maria (Brigitte Helm) este começa a frequentar o mundo dela e ver as condições desumanas de viver dos trabalhadores. Exposto a essa realidade Fredersen decide criar um manifesto para reformas humanas indo contra a sua classe social.

Comentários