Para celebrar a lei à favor do casamento gay nos Estados Unidos, o CineBlissEK sugere 10 filmes com o tema homossexual


Na última sexta-feira (26) a Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou a legalização do casamento gay em todos os estados do país, até então 14 estados ainda não haviam aderido ao reconhecimento do matrimônio de pessoas do mesmo sexo, porém com a ratificação da lei essa vitória aos diretos homossexuais se torna válida para todo o território norte-americano. A conquista dessa legislação para o movimento gay é de extrema importância para a sociedade e principalmente para os homossexuais que há muito tempo reivindicam por direitos iguais.

Com relação ao Brasil, desde de 2011 há o reconhecimento da união homoafetiva com garantia de direitos do Código Civil semelhante aos casais heterossexuais de união estável, porém não há ainda indício da legalização do casamento gay na constituição brasileira. 

Para festejar essa conquista norte-americana, o CineBlissEK elaborou uma lista de 10 filmes que retratam o universo homossexual no cinema. A seleção baseou-se em diversas abordagens sobre o tema gay tais como: a luta por direitos civis, preconceitos, relacionamentos amorosos, a construção de família com pais do mesmo sexo e abuso sexual. Confira os filmes, e descubra mais sobre esse tema considerado polêmico para alguns, e a outros tópico de igualdade e amor. 


O segredo de BrokeBack Mountain (Brokeback Mountain)
Direção: Ang Lee, 2005, Estados Unidos
Elenco: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, Michelle Williams


Dois jovens cowboys desconhecidos, Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) aceitam um trabalho temporário nas montanhas do estado de Wyoming. No convivo diário, eles criam uma relação que vai além da amizade para tornar-se amor. Porém por viverem em uma sociedade preconceituosa de 1963 onde ter uma relação com alguém do mesmo sexo é algo abominável podendo gerar a morte, os dois se distanciam após o término do trabalho e cada um segue o seu caminho sem esquecer de BrokeBack Mountain. No entanto, Jack e Ennis anseiam por reviver os momentos amorosos desfrutados na montanha. 


Azul é a cor mais quente (La vie d' Adèle)
Direção: Abdellatif Kechiche, 2013, França
Elenco: Adèle Exarchopoulos, Léa Seydoux


Quando Adèle (Adèle Exarchopoulos) sente que sua vida é um fingimento e nada parece real eis que surge a jovem Emma (Léa Seydoux) para lhe despertar emoções e sensações nunca antes vivida. Contudo para viver esse encantamento da paixão Adèle esconde de todos o relacionamento e se depara com preconceitos por parte da família e amigos.


O jogo da imitação (The imitation game)
Direção: Morten Tyldum, 2014, Estados Unidos/Reino Unido/Irlanda
Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Mattew Goode, Mark Strong


Baseado na história real do criptoanalista inglês Alan Turing interpretado por Benedict Cumberbatch, o filme retrata a tentativa de construir uma máquina para  decifrar Enigma, um equipamento alemão utilizado na Segunda Guerra Mundial para enviar mensagens aos soldados alemães. Para Alan, essa missão não é tão impossível quanto assumir sua homossexualidade em um país cujo ato é considerado ilegal nesse período. 


Na cadencia do amor (Lilting)
Direção: Hong Khaou, 2013, Reino Unido
Elenco: Ben Whishaw, Cheng Pei Pei, Peter Bowles, Andrew Leung


Após a morte inesperada do jovem Kai (Peter Bowles), seu namorado inglês Richard (Ben Whishaw) busca uma  aproximação com sua sogra, a cambojana Junn (Cheng Pei Pei) que mora em uma casa de repouso em Londres. Junn em seu processo de imigração não aprendeu a língua inglesa e seu filho era para ela a única pessoa com a qual conseguia se comunicar, com sua morte a comunicação entre ela e Richard se torna quase impossível. Para superar esse obstáculo, Richard contrata uma tradutora para ajudá-lo em se expressar com Junn. Nesse elo de aproximação os dois falam da saudade que sentem do Kai e como o amavam.


Direito de amar (A single man)
Direção: Tom Ford, 2009, Estados Unidos
Elenco: Colin Firth, Julianne Moore, Mattew Goode


Após a morte de seu parceiro o professor de inglês George (Colin Firth) busca mecanismos para tentar continuar a viver. Para isso ele conta com a amizade de Charley (Julianne Moore) e alguns flertes de estudantes. Ainda assim, a saudade do companheiro é cada vez maior fazendo com que ele pense em organizar suas coisas para um possível suicídio.


Minhas mães e meu pai (The kids are all right)
Direção: Lisa Cholodenko, 2010, Estados Unidos
Elenco: Anette Benning, Julianne Moore, Mark Ruffalo


O casal de lésbicas Nic (Anette Benning) e Jules (Julianne Moore) constituíram uma família com dois filhos gerados de um doador de esperma. Inesperadamente os filhos decidem ir atrás do pai deles, o doador Paul (Mark Ruffalo) para criarem uma relação. Porém com a chegada de Paul, algumas coisas começam a mudar incluído o interesse de Jules por ele.


Milk - A voz da igualdade (Milk)
Direção: Gus Van Sant, 2008, Estados Unidos
Elenco: Sean Penn, James Franco, Diego Luna, Emile Hirsch, Josh Brolin


Baseado na vida real do político norte-americano Harvey Milk (1930-1978), o filme trás o ator Sean Penn como Milk em sua busca por direitos iguais aos homossexuais e a candidatura a um cargo público. Foi o primeiro homem do governo a assumir sua preferência sexual por parceiros do mesmo sexo. Na história Milk enfrenta desafios e preconceitos por parte de seu inimigo político interpretado por Josh Brolin. 


Má educação (La mala educación)
Direção: Pedro Almodóvar, 2004, Espanha
Elenco: Gael García Bernal, Daniel Giménez Cacho, Fele Martínez


Num reencontro de dois amigos de infância Ignácio (Gael García Bernal) e Enrico (Fele Martínez) o passado é discutindo trazendo a tona assuntos complicados e sensíveis. Nessa visita Ignácio mostra uma história de sua autoria A visita para Enrico que é um cineasta. A visita é uma trama baseada na infância dos dois meninos que revela segredos obscuros sobre suas vidas em uma escola de padres e principalmente sobre um especifico padre, Manolo (Daniel Giménez Cacho) que fora apaixonado por Ignácio.


The Birdcage - A gaiola das loucas (The Birdcage)
Direção: Mike Nichols, 1996, Estados Unidos
Elenco: Robin Willians, Gene Hackman, Dan Futterman, Calista Flockhart, Nathan Lane


O jovem Val (Dan Futterman) filho de um casal de gays Armand (Robin Williams) e Albert (Nathan Lane) surpreende sua família ao informar sobre seu noivado com Barbara (Calista Flockhart). O  anúncio é mínimo comparado no jantar de apresentações familiares dos jovens, pois o casal homossexual tem que lidar com o pai da moça, o senador Kevin Keeley (Gene Hackman) conservador e propagandista da moral e dos bons costumes.


Hoje eu quero voltar sozinho
Direção: Daniel Ribeiro, 2014, Brasil
Elenco: Ghilherme Lobo, Tess Amorim, Fabio Audi


A versão longa-metragem de "Hoje eu quero voltar sozinha" retrata de forma delicada a rotina do adolescente cego Leonardo (Ghilherme Lobo) e sua amiga Giovana (Tess Amorim) em um colégio particular de São Paulo. A rotina da dupla muda completamente com a chegada de Gabriel (Fabio Audi) que trás novas descobertas, aventuras e um mundo até então desconhecido para Leonardo, o da intimidade. 

Comentários