#CineBlissnoLAR - Indicações de filmes que abordam a questão racial em diferentes países e gêneros cinematográficos

Para esta semana o #CineBlissnoLAR reservou filmes que abordam a questão racial em diferentes países e gêneros cinematográficos, assim como a jornada de um magnata norte-americano e a amizade entre duas mulheres. Para conferir todos os filmes, acesse: #CineBlissnoLAR

1 - A lenda Candyman (Candyman)
 
Direção: Nia DaCosta 
Canadá/Estados Unidos, 2021
Disponível em: Amazon Prime Video
Um artista plástico em um momento de estagnação profissional ao ouvir sobre a lenda urbana de um homem negro começa a encontrar inspiração para suas pinturas. No entanto, essa abertura para algo sobrenatural desencadeia uma série de eventos que lhe faz questionar toda uma sociedade e a si próprio.
 
2 - Cidadão Kane (Citizen Kane) 
 
Direção: Orson Welles   
Estados Unidos, 1941
Disponível em: HBO Max 
Inspirado na vida de um milionário norte-americano, o filme retrata a jornada de um menino pobre que ascende socialmente e torna-se um magnata e responsável por um conglomerado de empresas de comunicações nos Estados Unidos. No último suspiro, ele anuncia uma palavra que faz com pessoas ao seu redor queiram investigar a origem de tal.


3 - Lado a lado (Stepmom) 
 
Direção: Chris Columbus  
Estados Unidos, 1998
Disponível em: Netflix  
Dois filhos não aceitam o divórcio de seus pais e, principalmente, a nova namorada do pai uma renomada fotógrafa. O convívio conturbado com a madrasta é tragado para outro rumo quando essa família é estremecida por uma notícia trágica. 


4 - Medida Provisória (Medida Provisória) 
 
Direção: Lázaro Ramos 
Brasil, 2022
Disponível em: GloboPlay 
Em um Brasil futurístico, a sociedade é surpreendida pela aprovação de uma medida provisória que obrigatoriamente deporta todos os cidadãos negros de volta à África com a justificativa de ser uma reparação histórica. Nesse cenário caótico e violento, um casal é separado no meio desse conflito e precisa unir todos os esforços para conseguirem estar juntos novamente. 



 
 

Comentários