#CineBlissnoLAR - Sugestões de narrativas com personagens masculinos assombrados por traumas do passado

 

Assombrados por traumas do passado, os personagens masculinos dos títulos do #CineBlissnoLAR desta semana imergem em jornadas repletas de questionamentos em relação a Deus, a justiça e o sistema capitalista com suas engrenagens de cunho violento. Tem-se também a luta por uma protagonista em fazer parte de um meio profissional dominado por homens, e de um casal de irmãos na busca por reencontrar a mãe. Para saber sobre todos os filmes recomendados, basta acessar: #CineBlissnoLAR

1 - Campo Grande (Campo Grande)
 
Direção: Sandra Kogut
Brasil/França, 2016
Disponível em: Netflix
Detalhes: Um casal de irmãos pequenos saem em busca pela mãe na cidade do Rio de Janeiro. Logo, eles se apoiam em uma ex-patroa da avó como último recurso para manterem a esperança e tentarem reencontrar a genitora.
 

 2 - Culpa (
Den skyldige)

Direção: Gustav Möller 
Dinamarca, 2018
Disponível em: Prime Video 
Detalhes: Um policial fragmentado por um conflito interno, tem como penitência estabelecer-se por um tempo como atendente telefônico na central de emergência. Em uma das ligações, ele é surpreendido por um caso que lhe fará reaver todo seu comportamento em relação aos outros.


3 - O sétimo selo (Det Sjunde Inseglet) 

Direção: Ingmar Bergman 
Suécia, 1957
Disponível gratuitamente em: YouTube
Detalhes: Um cavalheiro ao retornar das Cruzadas encontra seu país devastado pela peste negra. O fato faz com que ele tenha sua fé em Deus abalada. Logo, a figura da morte aparece para ele com o objetivo de o levá-lo. Para ganhar tempo, o cavalheiro convida a morte para uma partida de xadrez.
 

  4 - Moonlight: Sob a luz do luar (Moonlight)

Direção: Barry Jenkins 
Estados Unidos, 2016
Disponível em: HBO Max 
Detalhes: Retratada em três períodos distintos, a narrativa vislumbra a jornada de um menino/adolescente/homem negro de uma zona periférica de Miami. Sob seu olhar, observa-se suas inquietações em relação as descobertas sexuais, a violência impregnada em todos os cantos, a desigualdade de classes sociais e a busca por afetos.
 

5 - A número um (Numéro une)
 
Direção: Tonie Marshall  
França, 2017
Disponível em: Reserva Imovision
Detalhes: Uma brilhante engenheira possui um cargo executivo em uma empresa de energia na França. Por conta de sua reputação, ela é escolhida por um grupo de mulheres influentes a torna-se em uma possível candidata a ocupar a chefia de uma companhia da CAC 40, algo inédito. Todavia, para que isso ocorra ela tem que lidar com diversas barreiras desse ambiente dominado por homens.
 
6 - Você nunca esteve realmente aqui (You Were Never Really Here)
 
Direção: Lynne Ramsay  
Estados Unidos/Reino Unido/França, 2017
Disponível gratuitamente em: #emcasacomsesc
Detalhes: Um veterano de guerra de 40 anos vive com a mãe e trabalha como assassino profissional. Em uma de suas missões, ele é contratado por um pai que teve a filha de 11 anos sequestrada por um grupo de traficantes de mulheres. Logo, suas ações para encontrá-la desencadeiam uma série de violências.
 


Comentários