"Piedade" partilha com primor inquietações de um Brasil tão marcado pelo entrelaçamento de fantasmas do passado que ecoam no presente

 

 
Em meio a tristeza e ao mal-estar causado pela tragédia anunciada na Cinemateca Brasileira em que inúmeros títulos nacionais tiveram como destino as cinzas devido ao incêndio em um depósito na cidade de São Paulo, e ao descaso do governo federal em relação ao cinema brasileiro, este por sua vez continua resistindo com qualidade e com muito trabalho de diversas pessoas. Uma das potências para esse pulsar da arte cinematográfica brasileira foi a estreia nos cinemas do filme "Piedade" (2019), do cineasta pernambucano Cláudio Assis (Amarelo Manga, Baixio das Bestas, A febre do rato).

Estrelado por um elenco de peso do cinema nacional, o drama familiar filmado em Porto Suape e Reserva do Paiva, em Pernambuco, vislumbra a trajetória da matriarca Dona Carminha (Fernanda Montenegro), dona de um restaurante à beira mar construído pelo falecido marido que mora junto do filho Omar (Irandhir Santos) e do seu neto Ramsés (Francisco Assis). Toda a tranquilidade desta família é sacudida com a chegada de Aurélio (Matheus Nachtergaele), executivo de uma petrolífera que anseia em apropriar-se do local. Para isso, este desenterra assuntos do passado que relaciona-se com Sandro (Cauã Reymond), dono de um motel barato e residente em Recife. 

Com esses personagens interligados por laços afetivos profundos e nutridos por um bailado de emoções, o filme também injeta questões de cunhos ambientais e sociais tão presentes no contexto político brasileiro. Seja no avanço da destruição da fauna e flora com quase nenhum tipo de fiscalização, da prevalência de conglomerados industriais frente à comunidades pequenas, como também em aspectos referentes à dominação masculina e suas consequências. 

Nessa flutuação entre vilarejo versus cidade e natureza versus homem, "Piedade", partilha com primor inquietações de um Brasil tão marcado pelo entrelaçamento de passado e presente que insistem ainda em ecoar seus fantasmas dos grilhões das opressões nas populações mais vulneráveis. 
CineBliss*****

Ficha técnica: 

Piedade (Piedade)
Brasil, 2019
Direção: Cláudio Assis
Roteiro: Hilton Lacerda, Anna Francisco, Dillner Gomes
Elenco:  Fernanda Montenegro, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond, Gabriel Leoni, Mariana Ruggiero, Francisco Assis

Comentários