#CineBlissnoLAR - Sugestões com alto potencial transgressor

 

As sugestões para esta semana do #CineBlissnoLAR sinalizam obras clássicas e atuais do cinema que transgrediram nas formas de retratarem seus protagonistas, numa tentativa de assimilá-los com as transformações da sociedade. Para saber sobre todos os filmes sugeridos, basta clicar em: #CineBlissnoLAR

1 - Deixa ela entrar (Låt Den Rätte Komma In) 

Direção: Tomas Alfredson
Suécia, 2008
Disponível gratuitamente em: YouTube
Detalhes: Um menino de 12 anos de idade alvo de bullying constante na escola, faz amizade com uma menina que esconde um secreto um tanto quanto inusitado.
 

  
2 - Tudo sobre minha mãe (Todo Sobre Mi Madre)
 
Direção: Pedro Almodóvar 
Espanha/França, 1999
Disponível em: Prime Video
Detalhes: Após a morte do filho adolescente, uma enfermeira decide retornar à Barcelona para confrontar seu passado. Nessa viagem ela é surpreendida por novas amizades e laços afetivos. 

 
3 - Blade Runner 2049 (Blade Runner 2049)
 
Direção: Denis Villeneuve
Estados Unidos/Reino Unido/Canadá, 2017
Disponível em: Netflix 
Detalhes: Em um mundo futurístico, um policial novato desenterra um segredo sobre os replicantes que pode abalar todas as estruturas da sociedade e conduzir à todos para o caos.


4 - Cidade Baixa (Cidade Baixa)

Direção: Sérgio Machado
Brasil, 2005
Disponível gratuitamente em: #emcasacomsesc
Detalhes: Dois amigos inseparáveis desde a infância trabalham fazendo fretes na cidade de Salvador. Ao conhecerem uma stripper, eles são conduzidos para uma nova aventura recheada de desejo, traição e cumplicidade.  
 
 
5 - Bonnie e Clyde - Uma rajada de balas (Bonnie and Clyde)
 
Direção: Arthur Penn
Estados Unidos, 1967
Disponível em: HBO Max 
Detalhes: Um dos clássicos do cinema hollywoodiano, a narrativa situada durante a era da Grande Depressão, concentra-se na jornada de um casal que ao se conhecerem de um modo inusitado começam a realizar assaltos sucedidos de mortes pelos Estados Unidos.
 

6 - O insulto (L'insulte)
 
Direção: Ziad Doueiri 
Líbano, 2017
Disponível em: Reserva Imovision
Detalhes: Situado na cidade de Beirute, um insulto envolvendo um cristão libanês e um refugiado palestino faz com que o conflito seja levado para o tribunal. O evento afeta ambas as famílias de um modo visceral. 
 

 

 7 - Repulsa ao sexo (Repulsion)
 
Direção: Roman Polanski
Reino Unidos, 1965
Disponível em: Belas Artes À La Carte
Detalhes: Uma bela mulher sexualmente reprimida vive com sua irmã em Londres. Quando a última viaja com o namorado, ela fica sozinha no apartamento e imerge em um processo de depressão profunda com várias alucinações. 
 

 

 

Comentários